Oficinas de Compostagem e Educação Ambiental começam na próxima semana com atividades interativas para a garotada.
A 15ª edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) começa nesta sexta-feira (8.ago), quando o município comemora 88 anos. A abertura oficial será realizada a partir das 18h30 no Parque da Cultura. A partir daí, Votuporanga se transforma no ponto de encontro entre literatura, tecnologia e cultura, com uma programação gratuita e diversificada até o dia 16 de agosto. Neste cenário, a Saev Ambiental marca presença como realizadora do Espaço de Oficinas, promovendo atividades que unem sustentabilidade, interatividade e educação ambiental.
Durante o festival, a Autarquia realizará Oficinas de Compostagem e Educação Ambiental, experiências práticas e educativas voltada para crianças. A proposta é apresentar o ciclo da compostagem — desde o descarte de resíduos orgânicos até a produção do composto pronto para ser utilizado. Ao final da oficina, cada participante poderá plantar uma muda de erva aromática no composto orgânico e levar a planta para casa, promovendo o cuidado com o meio ambiente também fora do festival.
De acordo com a chefe de Departamento de Meio Ambiente, Camila Esteves da Silva, o espaço da Autarquia no Fliv contará ainda com uma variedade de jogos, como o da memória, acerte ao alvo e desafios criativos com temáticas voltadas à Coleta Seletiva, sustentabilidade e preservação ambiental. Como forma de incentivo, os participantes receberão brinquedos ecológicos confeccionados a partir de materiais recicláveis. As oficinas serão realizadas nos dias 11, 13, 14 e 15 de agosto, com sessões às 9h e às 14h. No dia 12 de agosto, a programação será às 9h e às 16h, ampliando o acesso das famílias e escolas às ações sustentáveis.
“Com a nossa participação no Fliv 2025, queremos reforçar a importância da conscientização ambiental desde a infância, estimulando práticas sustentáveis por meio de atividades lúdicas, educativas e alinhadas aos desafios do nosso tempo”, afirma o superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni.
Sobre o festival
O Fliv 2025 conta com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neoenergia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, IDG e Pontos MIS. Tem o patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix e Cincor Tintas. O festival também recebe fomento do ProAC-SP, por meio do ICMS incentivado pelas empresas Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. A promoção é da TV TEM, com realização da Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP e Governo do Estado de São Paulo.