Roda de conversa aborda a resistência negra, luta contra o racismo e caminhos para a promoção da igualdade racial 

499
Foto: Reprodução

Reflexão sobre o dia 13 de maio trará palestrantes, como: Mônica Abrantes Galindo, professora da UNESP, e Demécio Rodrigo da Silva, atual secretário municipal do Trabalho e Emprego de Rio Preto. Evento ocorre nesta sexta-feira, das 8h às 12h, no Parque da Cultura.


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Votuporanga/SP, realiza a Roda de Conversa “Resistência negra, luta contra o racismo e caminhos para a promoção da igualdade racial”. O evento será realizado nesta sexta-feira (19.mai), das 8h às 12h, no Parque da Cultura, gratuito, com entrega de certificados e parceria do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos.

O atual presidente do Conselho, Edwaldo Pereira, explicou que o intuito é propor à sociedade repensar os diferentes significados de liberdade relacionados ao dia 13 de maio, data que é lembrada no Brasil como o dia da abolição da escravatura.

“Esta data deve ser lembrada como mais um dia de resistência, e não como uma data comemorativa. A realidade enfrentada pelos negros, após a liberdade, foi oposta a uma celebração: foram abandonados nas ruas, sem ter acolhimento onde morar, sem saber ler e escrever. Eles passaram a se reunir nos quilombos em condições precárias e distantes dos centros urbanos para, unidos, tentarem sobreviver. Agradecemos o total apoio da Secretaria de Direitos Humanos para a realização da roda de conversa com essa temática”, disse o presidente.

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, opina que o evento também tem como finalidade trabalhar o racismo que negros continuam sofrendo. “Acreditamos que a data suscita questionamentos, debates e análises que não se esgotam. Racismo é crime e precisamos denunciar. Disque 100”. 

O Parque da Cultura fica na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, 3112, no bairro Jardim Alvorada. 

Palestrantes 

A roda de conversa trará palestrantes gabaritados para repensar a temática sobre a data 13 de maio. 

Mônica Abrantes Galindo ministra o tema “Para além do 13 de maio”. Ela é professora da UNESP, conselheira do Conselho Afro de São José do Rio Preto e coordenadora do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP (NUPE). 

Também ministra palestra Demécio Rodrigo da Silva. Ele debate o tema “Resistência negra e a luta contra o racismo”. Demécio é secretário municipal do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto, conselheiro do Conselho Afro de São José do Rio Preto, ex-assessor e coordenador do Departamento de Promoção da Igualdade Racial de São José do Rio Preto.