Reserva imediato de Brazão, Diógenes tem apenas três jogos pelo Santos 

22
Diógenes durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Goleiro, que estreou no profissional no ano passado, vive a expectativa de fazer a primeira partida como titular do Peixe nesta temporada.


O goleiro Diógenes pode ser titular pelo Santos pela primeira vez nesta temporada. Reserva imediato de Gabriel Brazão, o camisa 12 aguarda a definição da situação do companheiro para saber se será utilizado por Vojvoda no clássico contra o São Paulo, que será disputado no domingo, às 20h30, na Vila Belmiro.

Brazão está afastado dos treinos por conta do protocolo de concussão cerebral da CBF – ele precisa completar cinco dias em recuperação antes de retornar aos gramados. Neste período, o clube deve apresentar exames detalhados da situação do goleiro e o médico alvinegro deverá responder a um questionário sobre o tratamento adotado.

Se for liberado, Brazão só estará liberado para treinar com o grupo no sábado, véspera do clássico.

Diógenes entrou em campo durante o segundo tempo contra o Atlético-MG e fez boas defesas, sendo um dos responsáveis por assegurar o empate nos minutos finais do jogo.

A partida do último domingo foi apenas a terceira de Diógenes com a camisa alvinegra no profissional. Formado na base do Peixe, o goleiro, que chegou ao clube em 2020, estreou profissionalmente somente no fim do ano passado, na vitória sobre o Ituano, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, atuou por alguns minutos neste ano, no amistoso contra o RB Leipzig, da Alemanha.

Caso seja escolhido para ser titular, Diógenes terá a oportunidade de fazer o primeiro jogo na Vila Belmiro.

Ele foi promovido ao time profissional do Peixe em 2021, quando assinou uma extensão de contrato com o clube até dezembro de 2024. Na temporada seguinte, o goleiro foi titular do time sub-20 no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em setembro de 2022, o jogador chegou a ser afastado devido a atos de indisciplina. O Peixe registrou atrasos e até ausência do goleiro em alguns treinamentos. Ele foi reintegrado ao elenco um mês depois.

Na temporada de 2023, Diógenes permaneceu como terceira opção do clube para a posição, atrás de João Paulo e Vladimir. Com o rebaixamento do Peixe no Campeonato Brasileiro, o goleiro chegou a ser afastado no início de 2024 e passou a trabalhar com o grupo de atletas que seriam negociados, mas foi novamente reintegrado após algumas semanas, depois do Santos não conseguir contratar o goleiro Tadeu, do Goiás.

Após a chegada de Brazão, ele voltou a ser a terceira opção para a meta santista, mas recuperou espaço depois da lesão de João Paulo e mesmo após a chegada de Renan, que deixou a equipe no fim da temporada sem ter entrado em campo.

Em agosto do ano passado, Diógenes teve o contrato novamente renovado com o Santos. 

*Com informações do ge