Raio atinge casa, abre buraco na parede e danifica aparelhos eletrônicos em Votuporanga

509

Dos 1.423 raios que foram registrados nos dias 12 e 13 pelo município, 486 tocaram o solo e um deles atingiu uma residência no bairro Marão; ninguém se feriu.


Raios, relâmpagos e trovões geralmente acompanham chuva e foi assim no início da noite de quarta-feira (13), em Votuporanga/SP, causando alguns pontos de alagamentos, queda de galhos e árvores, além de um rastro de medo e prejuízos. 

Enquanto na terça-feira (12) a chuva causou sérias avarias em uma ponte no bairro 6° Distrito, na quarta, um dos raios que atingiram o município acertou uma residência na Rua Maranhão, no bairro Marão, danificando diversos aparelhos eletrônicos, como equipamentos de internet, aparelho de ar condicionado e tomadas; além de abrir um buraco na parede do imóvel. Apesar do susto, ninguém se feriu. 

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o verão é a época do ano em que mais estamos sujeitos a raios, sendo que 45% das ocorrências no Brasil são nessa estação do ano. 

Ainda segundo um levantamento do ELAT em parceria com o Inpe, 1.423 raios foram registrados durante os temporais que assolaram Votuporanga nos dias 12 e 13. Os parâmetros de medições do Elat relataram que entre as mais de mil descargas elétricas, 486 tocaram
o solo. 

*Com informações do Votunews