Rádio Web trajetórias e desafios de Carlinhos Barboza

306

 

A popularização da internet transformou a vida das pessoas tanto no modo de agir como na forma de acesso aos serviços de qualquer natureza. E com o rádio não foi diferente.

Acostumados com a rádio tradicional cuja prestação de serviço é ditada pela variação da frequência e limitada pela distância da antena transmissora, é possível que você já tenha saído do território de alcance da emissora que estava ouvindo e percebeu que o sinal foi ficando fraco até não ser mais possível acompanhar o conteúdo.
A internet trouxe um novo jeito de fazer e ouvir rádio, a qual chamamos de web rádio, e que permite ao ouvinte ter acesso às músicas e programações a um simples clique de distância. Independente de sua localização, ele só precisa da internet.
Uma das vantagens mais atrativas de uma web rádio é o baixo custo, visto que o uso de um computador e streaming já são suficientes para se obter um ótimo resultado.
Isto não quer dizer que o sistema de web rádio é algo totalmente alheio a rádio tradicional. É possível unir uma web rádio com a rádio tradicional, ocupando assim ambos os ambientes. Uma rádio tradicional já não pode mais se dar ao luxo de não estar presente na internet.
Esta ação tem um potencial enorme para aumentar a audiência de uma rádio tradicional, pois a programação que antes era restrita apenas a uma determinada região, agora será sem fronteiras. Com o aumento da audiência, há o crescimento também dos lucros.
Além de trazer um espírito de inovação para as emissoras tradicionais, a web rádio é encarada também como uma maneira de deixar este meio ainda mais democrático, ampliando os horizontes do que é possível fazer através da comunicação da voz. Graças a web rádio todos podem transmitir as suas mensagens facilmente, e serem escutados pelo mundo inteiro!
O Diário de Votuporanga conversou com o radialista Carlinhos Barboza que contou um pouco sobre sua trajetória e também falou sobre sua web rádio, acompanhem:
DV: Quem é Carlinhos Barboza? Sua trajetória? Como surgiu a idéia de criar um estúdio de web rádio?
C – “Carlos César Branco Barboza o “Carlinhos Barboza” filho de Votuporanga, comecei a trabalhar muito cedo para ajudar em casa mas foi aos 17 anos no supermercado Santa Cruz que tive meu talento de locutor descoberto por Renato Martins (Renatão) em uma brincadeira quando fui anunciar um funcionário, então recebi o convite pela direção do supermercado para ser locutor da rede. A partir daí busquei me aprimorar, o primeiro contato com uma radio foi na 87 FM Rádio Comunitária de Votuporanga, onde fiz diversos trabalhos, depois tive o programa Kairos Music. Trabalhei também na rede Porecatu como locutor/operador e recebi então o convite para integrar a conceituada rede de Rádios Transamérica (na época maior rede do Brasil). Me formei também como produtor e programador. Passei pelas principais redes de rádio do Brasil e voltei para Votuporanga já faz 6 anos.”
C – “Fundei o grupo “hoje é dia de feira”, para a divulgação de feirantes e pequenas empresas, então percebi a necessidade de aumentar o alcance de trabalho através das redes sociais, site e aplicativos. Foi quando montei a Rádio e TV Web Mais Mix.”
“Com o crescimento assustador da internet optei por este meio para divulgar meus parceiros e vários trabalhos como por exemplo: mensagens diárias motivacionais, informativos e trazer a voz do povo de forma clara e sem censura através das várias plataformas da internet.”
“Hoje a Rádio Mais Mix ganhou seu espaço, conquistando não só Votuporanga, mas diversas cidade do Brasil e também do mundo!”
DV: Qual o segredo deste sucesso?
C – “A rádio web é um espaço onde você consegue falar tudo sem restrições, sendo claro que cada um é responsável pelo que fala, pelas informações que dá… Acredito que o segredo para o sucesso sejam uma série de fatores: pontualidade,  naturalidade, falar a voz do povo, deixar aberto o espaço para que todas as vozes sejam ouvidas não ter censura e nenhum tipo de bloqueio. A internet ela te proporciona tudo isso, você atinge vários públicos de uma forma geral, tudo isso somado sempre ao carisma, humildade, muito comprometimento e amor pela rádio!”