Própolis, folhas que contêm minerais e frutas ricas em hesperidina contribuem para a diminuição dos incômodos causados pela fibromialgia.
Nesta semana, o tema principal é a fibromialgia, uma doença que gera dor muscular intensa no corpo e fadiga frequente. Estamos no Fevereiro Roxo e contamos um pouco sobre a campanha de conscientização, aqui.
A nutrição tem grande influência na amenização das dores e de outros sintomas associados à fibromialgia. Por isso, listei quatro alimentos que devem ser incluídos na rotina de quem sofre com a doença ou de quem tem dores musculares frequentes no dia a dia, seja pelo excesso de atividade física ou por trabalhar na posição errada, gerando desconforto e dor.
1. Folhas verde-escuras como couve, espinafre, escarola e chicória
Essas folhas apresentam um perfil nutricional rico em minerais como fósforo, magnésio e potássio que são capazes de auxiliar no fortalecimento do corpo como um todo, sobretudo do tecido muscular e ósseo. Assim, contribui com a redução da fraqueza muscular e, consequentemente, das dores.
2. Laranja, acerola e tangerina
Frutas ricas em hesperidina, um bioflavonoide que estimula a recuperação e o desenvolvimento de tecidos musculares danificados. Além disso, o consumo desses alimentos pode reduzir a inflamação corporal.
3. Açaí
O açaí é outra fruta que ajuda no bem-estar corporal, porque, além de prover energia ao corpo, pode auxiliar na formação de aminoácidos, contribuindo com a construção e regeneração dos músculos e reduzindo a fadiga.
4. Própolis
Considerado um alimento biorregulador, sua densidade de fitoativos ajuda no desempenho e adaptação do organismo por estimular as capacidades de defesa, além de ser um potente antioxidante e imunomodulador, reduzindo os radicais livres no tecido muscular.
*Informações/g1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”