Quarta-feira de Cinzas e início da Campanha da Fraternidade 2023

351
Bispo e padres participaram nesta quarta (22) da celebração na Catedral de Votuporanga - Foto: Reprodução

Bispo e padres participaram hoje (22) da celebração na Catedral de Votuporanga.


A Igreja Católica iniciou a caminhada rumo à celebração anual da Páscoa do Senhor ao iniciar esta Santa Quaresma nesta Quarta-feira de Cinzas (22.fev).

A celebração Eucarística presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas contou com a presença de Padres da Diocese de Votuporanga, Diáconos, Religiosas e Seminarista.

Durante a homilia, Dom Moacir falou sobre a penitência, oração, caridade e prática do amor fraterno. “Deixamos a força do Espírito de Deus nos transformar e nos converter”, disse.

A quarta-feira também marca o início da Campanha da Fraternidade 2023 que, neste ano, traz a realidade da fome, tão cruel e presente na sociedade. Por isso, o tema será: Fraternidade e Fome” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O coordenador é Assessor Diocesano, Ricardo Gutierre e Padre Alexandre Pereira, explicaram à comunidade o tema deste ano.

Igreja católica lança ‘Campanha da Fraternidade 2023’ – Foto: Reprodução

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’. A segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Oração da Campanha da Fraternidade 2023:

“Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém”