Psicólogos se reúnem para discutir ações sobre a primeira infância

34
Psicólogos se reúnem para discutir ações sobre a primeira infância - Foto: Reprodução

Encontro faz parte do Programa Educação Permanente (PEP/Suas), implantado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social de Votuporanga.


Foi realizado recentemente, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Social, o segundo encontro de psicólogos que atuam no Suas (Sistema Único de Assistência Social) e gestores.

O encontro integra o Programa de Educação Permanente, implantado com o objetivo de consolidar a Política de Assistência Social e a implementação do Suas. A iniciativa busca qualificar de forma continuada, como espaço de estudo, os trabalhadores das unidades públicas, visando a melhoria contínua dos serviços, benefícios e valorização do trabalho e do trabalhador.

Na ocasião, os profissionais de psicologia realizaram uma ampla articulação de ideias. O tema central abordado foi a importância de ações integradas no cuidado e desenvolvimento infantil, com foco na atuação da psicologia dentro do Suas, em especial no eixo da Primeira Infância; com objetivo de apresentar estudos e promover debates sobre a primeira infância, ressaltando a importância da integração entre os serviços e a psicologia. Além disso, o encontro também buscou fomentar reflexões sobre o papel da psicologia no desenvolvimento infantil e nas práticas de acolhimento institucional.

Os temas abordados foram: Serviço de Acolhimento no contexto do Suas; Desenvolvimento infantil e suas especificidades; Atuação da psicologia no Sistema Único de Assistência Social; Importância de ações intersetoriais e integradas para a Primeira Infância.

Vale destacar que o primeiro encontro do ano já havia sido realizado anteriormente, com foco em referências sobre documentação da psicologia e prática profissional.