Professora de Aspásia transforma brincadeiras de quintal em método de ensino e é premiada

986
Foto: Redes Sociais

Rosalina de Lázaro foi uma das vencedoras do 24º Prêmio Educador Nota 10.


A professora Rosalina de Lázaro, que dá aulas de educação física na Escola Estadual José dos Santos, em Aspásia/SP, criou um método de ensino com atividades físicas à distância durante a pandemia da covid-19 e foi premiada.

Rosalina conquistou a Academia de Selecionadores, do prêmio ‘Educador Nota 10’, com o trabalho ‘Brincadeiras de Quintal’. Nas mãos da professora de Educação Física, um tema comum – os jogos e brincadeiras tradicionais – se desdobrou em um trabalho de educação integral, aliando as dimensões física, intelectual, emocional, social e cultural. Pais, irmãos e avós tiveram oportunidade de ensinar e aprender uns com os outros.

O projeto começou nas redes sociais e logo ganhou toda a cidade de 1,8 mil habitantes. “Quando eu fiz o grupo e coloquei as brincadeiras, comecei a postar, tive um retorno imediato. Houve um crescimento na participação das atividades que eu enviava e essas atividades já voltavam imediatamente”, explicou Rosalina.

As crianças estiveram sempre no centro do planejamento de Rosalina, que pediu a elas que também buscassem práticas lúdicas de origem indígena e africana, ampliando o repertório de todos que participaram das brincadeiras no quintal.

“É um prêmio muito importante, é reconhecimento para o educador. Para a gente, que trabalha na educação, é uma honra receber este prêmio”, finaliza a professora.

Um dos pais de alunos beneficiado foi o contador Thiago de Jesus Francisco. “Isso ajudou muito a gente a nos aproximar, algo que as vezes a gente perde um pouco por conta da correria do dia a dia”.

Além de Rosalina, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre cerca de 2,5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores. Além de São Paulo, os vencedores representam Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

*Informações/SBT Interior