Primeira parcela do IPVA vence hoje para veículos com placa final 6 de São Paulo

570
Primeira parcela do IPVA vence hoje para veículos com placa final 6 de São Paulo — Foto: Reprodução

A seguir, confira o calendário de pagamento do IPVA 2022.


Esta quinta-feira (17.fev) é o último dia para donos de veículos com placa com final 6 de São Paulo pagarem a primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 5%.

O governo do estado de São Paulo ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados em 2022, porque eles se supervalorizaram em 2021, encarecendo o tributo. Contudo, o prazo para pagar o imposto em cota única com o desconto máximo, de 9%, acabou em janeiro.

As datas de vencimento são conforme o final da placa do veículo. A seguir, confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo — Foto: Reprodução
Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo — Foto: Reprodução

Para os proprietários de veículos zero quilômetro, o desconto continua de 3% a quem pagar até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Aqueles que preferirem podem parcelar em cinco vezes, sem desconto.

Como saber o valor do IPVA 2022?

Prepare o bolso. O IPVA ficou 22,54% mais caro, em média, em São Paulo. Os valores podem ser consultados aqui.

Os donos de veículos também podem checar quanto vão pagar de tributo em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo. Além disso, dá para verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.

Como pagar o IPVA?

Para pagar o IPVA, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking. Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas ou em sites de empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o imposto com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.

Quem não pagar o tributo até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na Selic, a taxa básica de juros da economia. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do tributo.

Se o contribuinte ainda não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. O veículo pode, ainda, ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

*Informações/ValorInveste