Presidente da Câmara garante parcerias entre Banco de Alimentos e CONAB

190

Com o aval do prefeito Jorge Seba e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, o presidente do Legislativo, Serginho da Farmácia, foi em busca de novas parcerias entre Votuporanga e o órgão do Governo Federal.


O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, vereador Serginho da Farmácia esteve na segunda-feira (15), em reunião na sede da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para viabilizar novas parcerias entre o município e o Governo Federal. Com o aval do prefeito Jorge Seba e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, o presidente do Legislativo foi em busca de novas parcerias entre Votuporanga e o órgão do Governo Federal. 

Em Votuporanga, a Prefeitura gerencia o Banco de Alimentos – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e inaugurado em novembro de 2016. O Banco de Alimentos atende cadastrado 76 entidades assistenciais de Votuporanga e 46 da região, totalizando uma população estimada em aproximadamente 25 mil pessoas atendidas. 

A CONAB é a empresa oficial do Governo Federal, com legitimidade para gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado. 

Em audiência com a diretora da CONAB, Renata de Moraes Vicente CamargoSerginho reivindicou recursos para o retorno do programa PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. O PAA foi destaque em anos anteriores em Votuporanga, projeto desenvolvido pelo Banco de Alimentos e atendia centenas de entidades assistenciais e seus assistidos no município. 

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socio-assistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição. 

Para o presidente da Câmara “é de suma importância a retomada deste convênio com a CONAB, neste momento de extrema crise da saúde pública, muitas famílias estão em extrema necessidade de alimentos básicos e o Programa Compra com Doação Simultânea da CONAB, através do nosso Banco de Alimentos trará grandes benefícios à nossa comunidade”, destacou Serginho. 

De acordo com o Banco de Alimentos, somente em Votuporanga são atendidas cerca de 14 mil pessoas através das doações às valiosas entidades assistenciais do município. 

Para o secretário que gerencia a pasta, Rodrigo Beleza, “essa parceria entre a Prefeitura, Câmara Municipal, através do presidente e da CONAB, temos a certeza do sucesso da retomada deste projeto em Votuporanga, atendendo às nossas valiosas entidades filantrópicas do município”, destacou Rodrigo.