Prefeitura realiza Pet Day e lança projeto Cão Comunitário

15
Prefeitura realiza Pet Day e lança projeto Cão Comunitário - Foto: Reprodução

Ação, em parceria com o deputado Carlão Pignatari e com a Secretaria de Bem-Estar Animal, será realizada neste sábado e visa garantir cuidados, segurança e identificação para animais comunitários.


A Secretaria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Votuporanga, com apoio do deputado Carlão Pignatari, realiza neste sábado (30.ago), das 8h às 12h, na Concha Acústica, o Pet Day. Na ocasião será lançado o projeto Cão Comunitário, que oferece coleiras refletivas para cães de rua que recebem atenção da comunidade.

A Secretaria oferece para esses animais atendimento veterinário, castração, vermifugação e microchip para cães. Todo animal que se encontra nessa situação será acolhido, receberá a coleira refletiva, os cuidados citados e será devolvido ao local comunitário até ser adotado. A equipe da Pasta fará o acompanhamento e incentivará a doação, promovendo campanhas junto à comunidade para facilitar a adoção.

A identificação por coleira permite que a população reconheça imediatamente que o animal é de caráter comunitário. Para este projeto, o deputado Carlão Pignatari destinou R$ 50 mil para a compra dos acessórios, um gesto de apoio à causa da proteção animal. As coleiras refletem a luz, aumentando a segurança dos animais à noite, e contam QR Code que, ao ser escaneado, permite acessar informações sobre vacinação, castração e quem cuida do animal.

Durante o Pet Day, a Secretaria da Saúde estará presente realizando aferimento de pressão, enquanto a Secretaria de Bem-Estar Animal promoverá também uma feirinha de adoção responsável, incentivando a doação de animais e a integração da comunidade com a causa.

Para o secretário municipal de Bem-Estar Animal, Leonardo Chandelly, o evento representa uma conquista importante para a cidade: “O Pet Day e o lançamento do projeto Cão Comunitário reforçam o compromisso de Votuporanga com o cuidado, a proteção e a dignidade dos animais que vivem em nossa comunidade, além de promover a integração da população com essa causa”, afirmou.