Polícia Ambiental multa trio em mais de R$ 6 mil por pesca irregular em Indiaporã

159

Um quarto indivíduo dirigia com carteira de habilitação vencida e portava maconha; mais de 82kg de pescados foram apreendidos e doados para à APAE.


Policiais militares ambientais realizavam patrulhamento, em decorrência da Operação Toque de Restrição, nesta quinta-feira (15), na área rural de Indiaporã/SP, quando abordaram um veículo VW/T Cross saindo de uma propriedade; contudo, ao avistar a viatura policial, seu condutor apresentou nervosismo, levantando suspeita da equipe que optou pela abordagem. 

Em busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com o motorista, porém durante a busca veicular foi localizada uma “pochete” em cima da alavanca do freio de mão, contendo duas porções e um cigarro de maconha, além de utensílios para uso da droga. Questionado, indivíduo apresentou documentos do carro e habilitação da Itália. Durante pesquisa, ficou constatado que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira estava vencida desde 2007. 

Em patrulhamento pelas proximidades da Ilha do Picó, foram surpreendidos três indivíduos, dentre eles dois pescadores amadores e um pescador profissional, realizando a retirada de redes de emalhar.  

Perguntados, eles teriam assumido estarem pescando desde a manhã do dia anterior e que todos os peixes capturados estavam acondicionados no freezer no interior da casa da Ilha. Já no imóvel, os policiais encontraram em fiscalização 82,310 kg de peixes capturados das espécies: Curimba, Piau-três-pintas, Piranha, Barbado, Tucunaré e Porquinho. 

Diante dos flagrantes, os pescadores amadores foram multados “por pescar mediante a utilização de petrechos não permitidos”. Já o pescador profissional foi autuado “por pescar espécie com tamanho inferior ao permitido. Multas totalizaram R$ 6.320,60. 

Fiscalização resultou na apreensão de uma embarcação de alumínio; um motor de popa e 13 redes de nylon duro, totalizando 650 metros de comprimento; além do pescado que foi doado para à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município. 

Ainda segundo informações, indivíduo que portava o entorpecente foi detido e apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e liberado. Indivíduo também foi autuado por dirigir com CNH vencida.