Piconzé Centro Educacional comemora 48 anos com abertura da “Cápsula do Tempo”

1685
Um misto de ansiedade e emoção na abertura da Cápsula do Tempo tomou conta dos alunos - Foto: Reprodução

Dentro da cápsula foram colocadas, cartas e documentos que pudessem contar um pouco como viviam os alunos da época, seus sonhos e o que pensavam do futuro.


Onde você estará daqui a 12 anos? O que estará fazendo? Em 2011, alunos da escola Piconzé, do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, responderam a esses questionamentos em forma de cartas, endereçadas a eles próprios e para suas famílias.

Todo material foi armazenado em um tubo de PVC, denominado “cápsula do tempo” e enterrado em um jardim no pátio da escola. Na última segunda-feira (1º.mai) o material foi desenterrado na presença desses alunos e o conteúdo revelado para todos que participaram da cerimônia, alunos e ex-alunos da escola, desenterraram a “cápsula do tempo” montada há mais de 11 anos e redescobriram parte da própria história.

Dentro da cápsula foram colocadas, cartas e documentos que pudessem contar um pouco como viviam os alunos da época, seus sonhos e o que pensavam do futuro.

No dia em que o Piconzé comemorou 48 anos de trajetória, a cápsula do futuro vedada em 2011 foi aberta em uma cerimônia que contou com a presença dos dirigentes da escola, coordenadores, professores, familiares de alunos e ex-alunos… personagens que estavam no evento do fechamento da capsula.

Momento histórico da Cápsula do Tempo sendo desenterrada – Foto: Reprodução

Daura Rita Marques Guimarães diretora pedagógica do Piconzé contou que o objeto foi enterrado há 12 anos atrás no gramado e estava previsto para ser aberto em 2021, mas a pandemia adiou a abertura.

O projeto da Cápsula do Tempo foi desenvolvido pela diretora pedagógica Daura Rita Marques Guimarães com o auxílio dos professores de português do colégio – Foto: Reprodução

Quando a cápsula foi aberta, todos tentaram recuperar cartas, fotos e recordações que estavam lá dentro e logo estavam recordando a época que estudavam no colégio.

A felicidade da aluna Giovanna Alvarez ao resgatar sua cartinha, na época ela tinha 11 anos de idade, hoje com 23 anos está se formando em Direito – Foto: Reprodução

O evento emocionou quem esteve presente, a maioria abriu as cartas com ansiedade e sem dúvida se divertiram com as memórias!

Em entrevista ao jornal Diário de Votuporanga Daura Rita falou sobre significado da ação:

DV: Conte como surgiu a ideia da cápsula do tempo?

“A gente estava trabalhando no 6°ano a respeito de pesquisas arqueológicas, e falava das cápsulas não intencionais, os alunos tinham na época assistido um filme da cápsula do tempo de uma escola que tinha feito, me parece que salvo engano era um filme de terror. Foi quando uma aluna (Rafaella Boiati) deu a ideia de fazer a cápsula, então fiz a proposta para a diretora e coordenadora e ficou decidido realizarmos ação para a escola toda. Professores de português trabalharam com os alunos a ideia de escrever uma cartinha direcionada a eles mesmos no futuro.

Separamos então todas as cartas por turmas, colocamos dentro de um cano de PVC e enterramos aqui na escola. Em 2021 a cápsula era para ter sido aberta, mas devido à pandemia da Covid-19 precisamos esperar, esse ano estamos fazendo a cerimônia para entregar a eles as cartas para reverem o que cada um escreveu quando eram adolescentes, crianças. Lembrando que na época esse trabalho foi feito com as turmas do 1° ano até o 3° ano do ensino médio”, concluiu.

DV: Qual a importância de projetos como esse?

“Na verdade é um projeto que tem como objetivo o resgate da memória, a valorização da memória dentro da história.

História não é somente passada ou vivida por outras pessoas, nós também construímos histórias, então a memória é muito importante para a formação de conteúdo. A importância da memória e sua preservação para num futuro “contar histórias” a respeito daquele momento!”

O aluno Tales Marques trabalha atualmente na área de eventos em São Paulo é formado em Relações Públicas pela Unesp e falou ao Diário de Votuporanga sobre a importância da abertura da cápsula do tempo:

“É um misto muito gostoso de nostalgia e realização de ver que depois de todos esses anos poder rever amigos e se reencontrar com professores…. Poder ver como cada um evoluiu e cresceu na vida com todo apoio e cuidado que a escola teve com a gente, então esse retorno é gratificante!”

Dalmo Marques (mantenedor do colégio Piconzé) também falou sobre a importância do momento e também do aniversário da escola: “Sentimos muito orgulho, porque é o evento de abertura da cápsula do tempo e também coincidentemente o aniversário dos 48 anos da escola. Aqui no município é a escola particular mais antiga, já formou muita gente e isso para nós é gratificante e nos alegra muito. Um dia extremamente importante e especial!”

Centro Educacional Piconzé completa 48 anos

Tudo começou na década de 70, com a necessidade de expansão da Educação Infantil para o ensino “Primário”, atual Fundamental I, quando D. Marlene e Sr. Amaury Rugno receberam uma proposta dos sócios do Colégio Comercial, Joaquim da Luz Marques, Nivaldo Melara e Jurandir Pagioro, para uma sociedade. Surgiu assim o Piconzé – Escola de Primeiro Grau. Com o passar do tempo sentiu-se a necessidade de expandir para o Colegial, atual Ensino Médio, e mais tarde o sistema Anglo foi adotado como sistema de ensino, a escola passou a ser Piconzé – Escola de Primeiro e Segundo Grau.

Mais tarde a escola adotou o nome de Piconzé- Centro Educacional de Votuporanga, e hoje conta com excelente corpo docente, sistema Anglo de Ensino, aulas de robótica, aulas de capoeira e judô, aula de xadrez, projeto bilingue Eduall, sala Google, ambiente de leitura, refeitório e área de descanso.

Marlene Alves Rugno que esteve presente no evento deixou um depoimento parabenizando o Piconzé: “Eu só tenho alegria para desejar a esse nome, Pizonzé. É uma escola séria, bem organizada e temos muito amor para dar para os alunos. Hoje nós possuímos 40% dos alunos cujo os pais estudaram conosco, então, já estamos na segunda geração. E eu quero parabenizar o Piconzé pela sua organização e com tudo que ele contribuiu para a educação de Votuporanga!”

O Centro Educacional Piconzé fica localizado na Rua Rio de Janeiro, 3318 – Votuporanga/SP

Telefone: (17) 3421-4968

Matrículas abertas para o ano letivo de 2024 já estão abertas.

O jornal Diário de Votuporanga parabeniza o Piconzé Centro Educacional pelos 48 anos de sucesso e conquistas!

Por Andrea Anciaes