Professor Djalma (Podemos) explica que a falta de professores e cuidadores afeta diversas unidades escolares do município, interferindo diretamente na qualidade do ensino oferecido.
A rede municipal de educação de Votuporanga/SP voltou a ser tema de discurso na Câmara Municipal, desta vez, na 10ª sessão ordinária realizada na última segunda-feira (27.mar). O vereador Professor Djalma (Podemos) usou parte de seu tempo de tribuna para comentar sobre a falta de professores e cuidadores nas unidades escolares votuporanguenses.
De acordo com o vereador, o problema da falta de servidores não é exclusivo da pasta, mas especialmente nela: “A educação pede socorro em Votuporanga. Escolas estão sem inspetores de alunos, salas de aula sem professores, projeto do tempo integral lotado, falta de vagas nas creches, a questão do acompanhamento para alunos especiais que também falta, e tudo isso vai prejudicando o andamento. Temos professores ficando doentes, cansados já no começo do ano, então a gestão está toda complicada. Pessoas não querem assumir porque o salário não está compensando. Então, as escolas estão sofrendo demais no seu dia a dia, no seu desenvolvimento, devido a esses fatores. Tudo está um caos.”
Ainda na tribuna, o parlamentar emendou: “A secretária de Administração, Andréa [Andréa Thomé] volta de férias e eu peço pelo amor de Deus que dê andamento, com a maior brevidade, nesse concurso público de gestor, para que ele aconteça o mais rápido possível, para socorrer essas escolas; além de que convoque inspetores, técnicos de educação, chamem quem precisar para desafogar essas escolas e trazer uma tranquilidade para as crianças, para os pais e para os funcionários que ali trabalham.”
Ao Diário, o vereador detalhou: “Estava falando sobre a falta de servidores, principalmente na educação, porque sei que tem várias secretarias que também estão em falta, porém, eu vivo essa questão da educação, presencio, e também sou bastante cobrado. Então tem escola que tem só diretor e não tem coordenador, tem escola que precisa ir o pessoal da secretária dá uma olhada porque tá sem também. Aí tem algumas salas de aula sem professores. Várias escolas faltam inspetores de alunos e os que tem não são suficientes, por exemplo, Duarte [Cem ‘Prof. Benedito Israel Duarte’], Anita [Cem ‘Profª. Anita Liévana Camargo], e vários outros lugares que nos questionam sobre isso. Acompanhantes para laudados, crianças que precisam de um acompanhamento especial, também faltam em algumas unidades.”
O parlamentar afirmou que seguirá buscando por melhorias: “A secretaria da Educação, por meio do secretário Marcelo Batista, me adiantou que pediu brevidade da Administração nas contratações para que possa suprir essas demandas, estamos aguardando uma providência.”
Ainda segundo o vereador, a Prefeitura convocou 42 profissionais, sendo 1 Educador e 41 Cuidador/Acompanhante para atendimento de alunos laudados. Uma nova chamada deve ocorrer em breve.