Pai é preso após ameaçar diretor e quebrar escola em Votuporanga 

38
Pai é preso após ameaçar diretor e quebrar escola em Votuporanga – Foto: Arquivo/Diário de Votuporanga

O episódio de violência ocorreu na tarde desta segunda-feira (1º) no CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, na zona norte. O homem de 35 anos foi liberado durante a audiência de custódia. Câmeras de monitoramento devem auxiliar nas investigações.


Jorge Honorio
[email protected]

O CEM “Prof. Benedito Israel Duarte”, uma das maiores escolas infantis de Votuporanga/SP, se tornou palco de tentativa de agressão física, ameaças de morte e destruição de patrimônio público no final da tarde desta segunda-feira (1º.dez).

De acordo com o apurado pelo Diário, por volta das 18h, um pai de aluno, de 35 anos, entrou na unidade de ensino localizada na Rua Elaine Cristina Jardineti, no bairro CDHU Vereador José Nunes Pereira, contudo, durante o diálogo com o diretor da escola, de 38 anos, a conversa escalonou se transformando em um bate-boca entre os dois.

Em seguida, durante a confusão, o homem teria passado a ameaçar o servidor de público de morte, tentando agredi-lo fisicamente, além de quebrar o equipamento público da sala, como uma mesa, uma tela de computador e uma cadeira, dentre outros objetos que foram destruídos.

A Polícia Militar foi acionada e conduziu os envolvidos até a Central de Flagrantes de Votuporanga, para registro da ocorrência.

O diretor foi ouvido e liberado; já o pai da aluna permaneceu preso uma vez que não pagou a fiança arbitrada em um salário-mínimo. Entretanto, já nesta terça-feira (2), o homem foi liberado na audiência de custódia, porém, deve obedecer a restrições impostas pela Justiça, como por exemplo: comparecer diante do Judiciário há cada dois meses, manter o endereço atualizado, não se ausentar da comarca sem aviso prévio, dentre outras.

As circunstâncias que culminaram no episódio de violência dentro do ambiente escolar ainda são desconhecidas e serão apuradas pela Polícia Civil.

Um inquérito instaurado pelo 2º Distrito Policial deve requisitar as imagens das câmeras de monitoramento do prédio, laudo de perícia realizada pela Polícia Científica, laudo de exame de corpo de delito realizado pelo servidor público, além das versões apresentadas pelos envolvidos e apresentar ao Ministério Público.

Prefeitura de Votuporanga classifica episódio de violência como ‘discussão’ e abre sindicância 

Em nota, a Prefeitura de Votuporanga afirmou que o prefeito Jorge Seba (PSD) determinou abertura de sindicância para apurar os fatos que resultaram na “discussão” ocorrida entre um pai de aluno e o diretor do CEM “Professor Benedito Israel Duarte”. 

“Assim que fui informado, determinei a imediata apuração dos fatos, com todo o rigor dos procedimentos administrativos previstos. Também solicitei as imagens das câmeras de segurança da unidade, que serão analisadas pela equipe técnica para esclarecer o ocorrido. O sistema de videomonitoramento, mais uma vez, cumpre seu papel fundamental de garantir transparência, segurança e suporte às ações da gestão”, afirmou o prefeito. 

A Secretaria da Educação e a Procuradoria Geral do Município conduzirão o processo de forma técnica e isenta, assegurando que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e que o ambiente escolar seja preservado. 

“Reafirmo nosso compromisso com o respeito, o diálogo e a manutenção de escolas seguras e acolhedoras para alunos, profissionais e famílias”, finalizou Jorge Seba.