Paciente ganha festa de aniversário na Santa Casa

462
Arquiles Caires celebrou seus 70 anos, ao lado de seus irmãos na pracinha do Hospital - Foto: Reprodução

Arquiles Caires celebrou seus 70 anos, ao lado de seus irmãos na pracinha do Hospital.


Fazer aniversário é renovar a esperança. Celebrar um novo ciclo, com quem a gente ama, desejando muita saúde e paz. Os 70 anos de Arquiles Caires não passaram em branco e foram comemorados dentro da Santa Casa de Votuporanga.

O morador de Macaubal está internado no Hospital desde o último dia 3, por conta de um diagnóstico da equipe de cardiologia clínica. Devido ao quadro, Arquiles permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sábado (11.fev), dia do seu aniversário, mas não contava com uma baita surpresa dos profissionais.

Na pracinha da Instituição, Arquiles reencontrou seus irmãos Edson Caires e Zenaide Caires, de Macaubal e Licon Caires, diretamente de Campo Mourão-Paraná. O momento mais que especial foi marcado com bolo e refrigerante, além de ser dupla comemoração, já que sua irmã Zenaide faz aniversário no dia 12.

A emoção tomou conta do ambiente. “Agradeço de coração a todos que se dedicaram para realizar essa surpresa, fiquei muito emocionado e sou imensamente grato por comemorarem junto a mim esse dia. Agradeço a Deus pelos profissionais que colocou no meu caminho, todos aqui cuidam muito bem de mim”, disse o paciente. A família também agradeceu a iniciativa.

A coordenadora de Serviço Social, Ticiane Carla Luiz Camilo, deu detalhes da ação. “Por meio das visitas multidisciplinares, notamos que o paciente não estava recebendo muitos familiares com frequência. Seu único filho mora longe e seus irmãos residem em Macaubal. Em conversa, Arquiles falou de seu aniversário, compartilhou que sua irmã faria aniversário no dia seguinte (12) e que ele sempre almoça com ela para marcar as datas. Foi assim que surgiu a ideia da surpresa”, contou.

A festa trouxe impacto positivo no tratamento. “Trouxe disposição ao paciente, uma vez que o setor de UTI é restrito. Locomovê-lo até a praça central, ver o sol, tomar um ar, fez toda a diferença, além do que ele não esperava a visita de todos os irmãos de uma só vez e a surpresa de um bolo no seu aniversário. Foi lindo de se ver!”, complementou.

Emília Rodrigues de Faria e Ferreira, coordenadora da equipe multidisciplinar da Santa Casa, ressaltou que a Instituição busca humanizar o máximo possível o cuidado com os pacientes. “A UTI é um lugar muito tenso, pesado, eles vivenciam muitas coisas. Nosso foco é atender às necessidades emocionais dos internados em um padrão totalmente qualificado, acolhedor e confiável. É uma ferramenta de humanização pautada em celebrar a vida do paciente”, finalizou.