Ouvidoria da Prefeitura registra alto índice de resolutividade

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Ouvidoria da Prefeitura registra alto índice de resolutividade – Foto: Reprodução

Após 360 atendimentos em maio, o número de manifestações caiu para 308 em junho, com eficiência superior a 99% na resolução dos casos.


A Ouvidoria da Prefeitura de Votuporanga fechou o primeiro semestre de 2025 demonstrando eficiência no atendimento à população. Em maio, foram registradas 360 manifestações, enquanto, em junho, o número caiu para 308, uma redução de cerca de 14%, que indica maior efetividade nas ações e menor reincidência de demandas.

Apesar da diminuição no volume, o índice de resolutividade se manteve elevado, alcançando 99,73% em maio, confirmando o compromisso da Administração Municipal com a agilidade, transparência e qualidade no atendimento público.

O canal de atendimento está diretamente ligado ao Gabinete do Prefeito e recebe manifestações com as finalidades de reclamação, denúncia, solicitação, informação e elogio. O prazo legal para que cada setor apresente resposta sobre a demanda é de 30 dias úteis, podendo ser prorrogado por igual período, se necessário.

Os registros podem ser feitos sem sigilo, com sigilo ou de forma anônima, sendo que o anonimato depende da análise de cada caso, pois há situações em que não é possível garantir o sigilo absoluto. O sistema da Ouvidoria gera um link para que o cidadão acompanhe o andamento da manifestação, inclusive nos registros anônimos. Quando a manifestação não é anônima, o acompanhamento pode ser feito por meio de notificações enviadas para o e-mail ou telefone cadastrados.

As manifestações são encaminhadas às Secretarias responsáveis, que atuam de forma técnica e dentro dos prazos estabelecidos para garantir respostas efetivas. O processo é monitorado para assegurar eficiência e o aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos.

“O funcionamento eficiente da Ouvidoria é fundamental para uma gestão transparente e próxima do cidadão. Cada reclamação, sugestão ou denúncia recebida é analisada com seriedade e tem resolutividade, porque entendemos que só assim podemos construir uma cidade melhor para todos. Reforço nosso compromisso em manter canais abertos e acessíveis, promovendo a participação popular e garantindo que as demandas sejam atendidas com agilidade e responsabilidade”, aponta o prefeito Jorge Seba.

A ouvidora municipal, Elizabeth Rodrigues Dias do Prado, explica que o maior volume de reclamações recebidas nos últimos meses esteve relacionado à Iluminação Pública. “Os números dessas demandas caíram significativamente após a contratação da nova empresa responsável pelo serviço. A melhoria na iluminação pública tem refletido diretamente na satisfação da população e na redução das reclamações registradas na Ouvidoria, o que comprova o avanço das ações realizadas pela Prefeitura para garantir mais segurança e conforto à comunidade”, aponta.

A Ouvidoria é um canal fundamental para a participação cidadã e está disponível para atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 15h. O atendimento telefônico pode ser feito pelo número 0800-770-3590, no mesmo horário. Além disso, o serviço funciona 24 horas por meio do site da Prefeitura, do aplicativo Conecta Votuporanga, disponível nas lojas de aplicativo, e pelo WhatsApp (17) 3405-9700, opção 2.