Outubro Rosa: Prefeitura realiza diversas ações para promover prevenção na saúde da mulher

373
Foto: Reprodução

Evento do Conselho da Mulher, atendimentos nas unidades de Saúde e exposição fotográfica do Instituto de Cancerologia estão entre as ações.


Outubro chegou e com ele volta a ser destaque a importância da manutenção de ações preventivas para promoção da saúde feminina. Durante todo o mês, a Prefeitura de Votuporanga realiza diversas atividades para que as mulheres reflitam sobre o tema.

Evento do Conselho da Mulher

Nesta sexta-feira (7/10), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizará evento na Câmara Municipal voltado a todas as mulheres interessadas, das 15h às 17h30, com palestrantes que irão abordar sobre a importância da conscientização de que a prevenção é o melhor caminho.

A médica oncologista, Dra. Julia Cordeiro, e o médico coloproctologista, Dr. Rodrigo Padilla, falarão sobre a promoção da saúde feminina. A enfermeira responsável pelo Departamento Assistencial da Secretaria da Saúde, Karen Silva, vai falar sobre a importância dos exames preventivos e de como eles estão acessíveis pela rede pública de saúde. Além dos três profissionais da saúde, a conselheira Fátima Barbosa dará um depoimento pessoal.

Atendimentos nas Unidades de Saúde

Nas Unidades de Saúde, as ações estão voltadas para os exames preventivos como, por exemplo, o papanicolau, orientações para realizar autoexame de mamas, solicitações de mamografias e realizações de testes rápidos para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Durante toda a semana as unidades atendem das 7h às 17h e em algumas o atendimento é estendido até às 19h pelo Horário do Trabalhador. No sábado (22/10), Dia D da campanha, todas ficarão abertas das 8h às 16h, para atendimento das mulheres.

Vila Carvalho

Para as moradoras da Vila Carvalho, o mês também terá atividades especiais desenvolvidas pela equipe do Consultório Municipal “Dr. Ruy Pedroso”, do bairro Palmeiras I, com apoio dos alunos do curso de Medicina da Unifev.

Na terça-feira (11/10), das 14h às 17h, haverá realização de Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, teste de Glicemia, cálculo do IMC, aferição de pressão arterial, coleta de papanicolaou, exame das mamas, avaliação da saúde bucal e educação em saúde com temas abordados sobre a prevenção de câncer de mama e de útero, além de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. No Dia D também haverá atendimentos na Vila Carvalho das 8h às 16h.

Exposição do Instituto de Cancerologia

O Centro de Cultura e Turismo, no Parque da Cultura, também foi contemplado com a exposição fotográfica “Mulheres de Flores e Aço”, realizada pelo Instituto de Cancerologia de Votuporanga. A exposição é composta por registros fotográficos de mulheres que estão vivenciando o tratamento do câncer de mama ou que já passaram pelo tratamento.

A exposição promovida pelo Instituto em parceria com a farmacêutica Libbs, Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga e Senac Votuporanga, ocorre num dos meses mais emblemáticos de conscientização e promoção da prevenção ao câncer de mama: o Outubro Rosa.

De acordo com Dr. Hamilton Zúniga, médico especialista em oncologia clínica e CEO do Instituto de Cancerologia de Votuporanga, o diagnóstico precoce do câncer de mama se torna peça fundamental para que a paciente e a equipe envolvida no tratamento alcancem um ótimo resultado.

“Junto com o início do tratamento, a mulher também vive um processo de luto pela perda da sua imagem até então conhecida para dar lugar a uma nova imagem, um novo corpo, um novo jeito de viver. Por isso, validar socialmente as emoções desta mulher e dar espaço para que ela elabore suas emoções e sentimentos se faz necessário e urgente, pois assim ela poderá ingressar num processo de ressignificação de si mesma, do seu corpo e do seu viver. Esta exposição fotográfica é utilizada como um instrumento protetivo na vivência deste processo humano, doloroso, mas que pode possibilitar esta mulher florescer novamente e, quiçá, mais madura e consciente de si própria” afirmou o psicólogo do Instituto de Cancerologia, Vinicius Schumaher.

A exposição segue aberta à visitação na Pinacoteca do Centro de Cultura e Turismo, até o dia 12 de outubro. Depois, de 13 a 21 de outubro ficará no Senac; e de 22 de outubro a 4 de novembro, na Galeria Morini (Supermercado Muffato).