Dra. Julia Cordeiro ministrou sobre o tema para os colaboradores da Santa Casa.
Conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado para reforçar sobre a importância da detecção precoce. Para despertar o assunto e promover a saúde, a Santa Casa de Votuporanga promoveu uma palestra nesta segunda-feira (24.out) sobre o tema.
A médica responsável técnica da Clínica do Ambulatório de Oncologia da Instituição, Dra. Julia Cordeiro, levou informações para as colaboradoras. Ela explicou o que é a patologia, a incidência, fatores de risco, prevenção, entre outros.
Dra. Julia disse que câncer é o crescimento anormal e desordenado de uma célula geneticamente modificada (célula cancerígena). “O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois da doença de pele não melanoma”, afirmou. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2020 foram 66.280 casos nas mamas femininas.
Entre os fatores de risco estão: idade maior que 50 anos; obesidade e sobrepeso; não ter tido filhos; uso de contraceptivos hormonais; exposição frequente a radiação (Raio-X, tomografia); inatividade física e primeira menstruação com menos de 12 anos.
A oncologista destacou que, se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta chances de cura superiores a 90%. “A mulher deve estar atenta ao surgimento de qualquer alteração na mama, e deve procurar um mastologista ou ginecologista assim que encontrar algum destes sintomas: retração da pele ou mamilo, alteração na coloração ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo e presença de nódulo na mama ou axila. A realização de exames preventivos, como a mamografia, também auxilia na detecção precoce”, alertou.
Prevenção
A médica frisou que estima-se ser possível reduzir em 28% o risco de desenvolver câncer de mama. “Para isso, pratique atividade física; mantenha seu peso corporal adequado; evite bebida alcoólica e tabagismo e amamente o seu bebê. Estabeleça um hábito de vida saudável”, finalizou.