O astrônomo Paulo César da Silva, do Instituto Centauri, de Jales/SP, explica a passagem desse cometa.
Por Andrea Anciaes
2023 mal começou e a gente já ganhou um presente dos céus. Trata-se do Cometa C/2022 E3 (ZTF), que está se aproximando da Terra. Não que a gente não estivesse esperando por essa visita, só que nas últimas semanas, o astro vem ganhando brilho acima do esperado, e com isso, crescem também às expectativas de que ele possa ser visto a olho nú em fevereiro.
Desde que o cometa passou a ser acessível aos telescópios amadores em meados do ano passado, suas observações mostravam um brilho sempre acima da previsão inicial. O C/2022 E3 (ZTF) está surpreendendo positivamente, e já surgem algumas belas fotos que aumentam ainda mais a expectativa a respeito dele.
No dia 12 de fevereiro, ele fará sua máxima aproximação do Sol, passando a cerca de 167 milhões de quilômetros de distância. A aproximação máxima da Terra ocorre no dia 1° de fevereiro, justamente no momento em que o C/2022 E3 (ZTF) passará a ser melhor visível ao anoitecer.
Vale lembrar que como ele vem se deslocando de Norte para Sul, a cada noite a partir de então, ele será visível para regiões cada vez mais ao sul. Além disso, ele passará pela Terra em direção oposta ao Sol, o que deve tornar ele visível em boa parte da noite. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o Cometa ZTF deve entrar em conjunção com o Planeta Marte e já estará visível de todo o Brasil.
O jornal Diário de Votuporanga em entrevista conversou com o astrônomo Paulo César da Silva de Jales que falou sobre a passagem desse cometa, acompanhe:
“Cometa mais esperado de 2023, passará a ser visível no Brasil nesse dia 1 de fevereiro. O cometa, com passagem a cada 50 mil anos, com o aspecto esverdeado, foi descoberto no dia 2 de março de 2022, pelos astrônomos Bryce Bolin e Frank Masci, usando o observatório Zwicky Transient Facility (ZTF) na Califórnia, com uma câmera de campo amplo Zwicky, que também é referência para o nome do cometa c\2022 E3 ZTF.
A partir do dia 1º de fevereiro, o cometa estará a uma distância de aproximadamente 42 milhões de km da terra, e começara a ser visível no Brasil apor volta das 20h30 (horário de Brasília) se estendendo até dia 24.
A melhor forma de observá-lo é com uso de um telescópio ou um bom binóculo, de preferência longe da poluição luminosa das cidades.
O cometa é avistado na direção norte, para quem não souber as direções, usem o aplicativo Stellarium para acompanhar o céu em tempo real, ele ira mostrar o local correto de se olhar.
O instituto Centauri da cidade de Jales, esta acompanhando o cometa com telescópios e câmeras do observatório, sendo que a partir do dia 5 de fevereiro, iniciara suas lives, no intuito de transmitir AO-VIVO através das redes sociais.”
Abaixo redes sociais, canais e o site oficial do Instituto Centauri para quem quiser acompanhar as transmissões da passagem do cometa:
- Facebook: Mundo Curioso
- YouTube : Astronomia Mundo Curioso
- Instagram: @mundocuriosobr