O livro está disponível gratuitamente em PDF no site: www.radioagendacultural.com.br e no link da bio do instagram @bibiano.rg
“Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Três coisas que cada pessoa deve fazer durante sua vida.”
É impossível negar, independente das suas crenças e opiniões que tal citação deixa uma coisa muito clara: a literatura sempre foi importante para o ser humano.
O médico pediatra Bibiano Ribeiro Gonçalves Junior acabou de lançar seu livro ” Crônicas a Luz de um Bom Caminho”.
“No livro de crônicas – que é uma coletânea de várias delas que foram publicadas no Diário de Votuporanga em um determinado período. A capa foi desenvolvida por sua filha, Daniela Gonçalves. O livro, que também tem participação da esposa Denize Gonçalves e do outro filho Danilo Gonçalves, trabalha em cima de frases-pensamentos. Importante salientar que o leitor terá total liberdade para ler o livro na sequencia que desejar, pois cada crônica tem seu início, meio e fim”, explica o autor.
O jornal Diário de Votuporanga conversou com o médico que contou um pouco sobre a obra:
DV: 1- Como você selecionou as crônicas para seu livro?
“A seleção veio naturalmente, já que abrange um determinado período no qual elas
foram publicadas. No entanto escolhi aquelas que mais me agradaram e que poderiam também agradar os leitores.”
DV: Qual a importância da crônica na sua formação? O que você leu no colégio e em seus primeiros anos que mais te encantou?
“Todo gênero literário traz algo importante para quem se interessa e quanto às crônicas não é diferente e no meu caso acredito que por ser uma breve história, esse poder de síntese, é que me encantou. Há 40, 50 anos atrás escritores cronistas, praticamente estavam em redação de jornal, com poucos livros do gênero, substituídos pelos de contos e dentre os autores que lia e me interessava estava com certeza Carlos Drummond de Andrade, expoente na poesia, crônicas, contos.”
DV: Em sua opinião atualmente, como anda a crônica no Brasil?
“Atualmente as crônicas são muito mais escritas e consequentemente lidas,
haja vista que seu modelo faz parte de todos jornais e revistas.”
DV: O que é exatamente uma crônica?
“Crônica por definição é um tipo de texto narrativo breve contendo temas da atualidade ou fatos históricos em ordem cronológica e como já dissemos texto
muito encontrado em jornais e revistas.”
DV: A crônica, desde sempre, esteve associada à urgência do jornalismo diário, sim ou não, explique.
“Acredito que sim, pelo fato de que o tempo para o jornal é muito relevante e
Importante e assim sendo as crônicas são modelos que se adaptam a esse meio de comunicação, muito embora, a crônica jornalística narra efetivamente uma notícia e crônica literária de um modo geral faz do cotidiano e fatos históricos seus temas.”
DV: Quando você começou a escrever exatamente e como surgiu a ideia de escrever um livro?
“Efetivamente, para mim, a leitura começou muitos antes do que a vontade de escrever, mas na adolescência é que o impulso talvez ficou mais evidente e foi aí o começo de tudo. E essa oportunidade de reunir os escritos em livro veio nesse período da pandemia.”
DV: Suas crônicas são muito ricas de detalhes e informações qual o segredo para transformar isso em um texto fluido e agradável?
“Devo confessar que já há muitos anos sou assinante e leitor assíduo de jornal e
dentre muitos cronistas bons o que mais me chamava atenção pelos seus textos era Marcelo Coelho da Folha de São Paulo e que me inspirou definitivamente pois tenho facilidade de pensar em temas e realizar associações entre eles, mas somente o exercício de escrever é que faz a gente melhorar a fluidez dos textos e consequentemente serem agradáveis.”
Vale ressaltar que o livro está disponível gratuitamente em PDF no site: www.radioagendacultural.com.br e no link da bio do instagram @bibiano.rg
A crônica é popular, estudantes, professores, profissionais de diversas áreas gostam de ler crônicas, sejam nos jornais, nas revistas ou em livros!
Por: Andrea Anciaes