Nutricionista do SanSaúde orienta como iniciar 2021 de forma saudável 

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Estela Gonçalves Marques, deu dicas valiosas para quem busca qualidade de vida e longevidade.


Ano novo, vida nova. Nas promessas para os próximos meses, ter uma vida mais saudável – e consequentemente, perder peso – costumam ser um dos principais projetos na lista dos desejos. O início de 2021 trouxe na carona a vontade de mudar? 

A nutricionista do SanSaúde, Estela Gonçalves Marques, deu dicas valiosas para quem busca qualidade de vida e longevidade. “É necessário entender que, o quanto antes voltar para a rotina, menor é a consequência das festas de fim de ano. As primeiras atitudes são organizar e se planejar. Não adianta buscar uma alimentação mais equilibrada e não ter disponível os alimentos em casa. Você precisa optar se vai no mercado fazer feirinha ou se vai recorrer a um restaurante”, contou. 

Ela explicou que a dieta precisa ser mais natural possível. “Frutas, legumes, verduras devem ser consumidos diariamente, de preferência, com cores variadas”, complementou. 

Estela disse que os carboidratos de boa qualidade não são proibidos, como grãos integrais e feijões. “É aconselhável variar as proteínas durante a semana, intercalando entre carne vermelha, frango, peixe, ovos e queijo. Opte por preparações que não sejam frituras de imersão, como cozidas, grelhadas, assadas”, destacou. 

Com uma dieta mais natural, a quantidade de alimentos industrializados e de ultraprocessados como refrigerantes e sucos é reduzida. “Com essa simples troca, o consumo de sódio e açúcares diminui consideravelmente”, afirmou. 

Sem milagre 

Após o fim de ano, é normal buscarmos fórmulas milagrosas. “Se você está se sentindo inchado e pesado não se preocupe com o que vai ingerir para sanar o prejuízo, porque não existe algo mágico. Dê um tempo para seu organismo, hidrate-se bem e, quando sentir fome, se alimente da forma mais natural possível”, ressaltou. 

Exercícios 

Estela enfatizou que o corpo precisa estar em movimento. “O ideal seria fazer exercício físico todos os dias. Se não é possível durante toda a semana, tente de 3 a 4 vezes. Escolha uma atividade que seja fácil para você e te dê prazer. Para quem diz que não gosta de nenhuma, apenas comece, que com certeza alguma irá lhe satisfazer”, afirmou. 

Ela disse ainda que o sono é fundamental. “Revigora nosso corpo, mente, libera hormônios essenciais para nosso organismo e repõe nossas energias”, finalizou.