Nove times da Série A2 não vão disputar a Copa Paulista de 2020

199
Votuporanguense deixou de participar da Copa

Segundo escalão do futebol de São Paulo terá sete participantes na competição.

Os participantes da Copa Paulista de 2020 foram definidos nesta terça-feira em conselho técnico, que marcou o início do campeonato para o dia 4 de novembro. Serão 20 times na disputa, sendo sete da Série A1, sete da Série A2 e seis da Série A3 do Campeonato Paulista.

Com a definição dos participantes, mais da metade dos times da Série A2 não vai disputar a Copa Paulista. Apenas Atibaia, Audax, Juventus, Portuguesa, Portuguesa Santista, São Bernardo e XV de Piracicaba estarão em busca de uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro.

Monte Azul, Penapolense, Red Bull Brasil, Rio Claro, São Bento, São Caetano, Sertãozinho, Taubaté e Votuporanguense são os nove times da Série A2 que não vão participar da Copa Paulista. A maioria só volta a campo em 2021 na disputa do Paulistão.

É o caso de Monte Azul, Red Bull Brasil, Rio Claro, Sertãozinho e Taubaté, que optaram por não jogar o torneio e voltar suas atenções para a Série A2 do ano que vem. Penapolense e Votuporanguense também só terão compromissos em 2021, mas vão jogar a Série A3.

Atual campeão, o São Caetano não vai participar da Copa Paulista, mas ainda tem calendário de jogos em 2020 pela Série D do Campeonato Brasileiro. O São Bento, que disputa a Série C do Brasileirão, também não vai disputar.

Comparação com 2019

A Copa Paulista de 2019 contou com 24 participantes sendo 12 da Série A2, cinco a mais que em 2020. Na ocasião, Atibaia, Água Santa, Inter de Limeira, Juventus, Linense, Nacional, Portuguesa, Rio Claro, Santo André, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba disputaram o torneio no segundo semestre.

Porém, entre os times da Série A2 de 2020 (incluindo promovidos da A3 e rebaixados da A1 em 2019), pouco mudou. Rio Claro, São Caetano, Taubaté e Votuporanguense deixaram de disputar a copa, enquanto Audax, Portuguesa Santista e São Bernardo entram no páreo.