Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no mesmo período em 2020, o nível da usina localizada às margens do Rio Grande, em Icém/SP, estava em mais de 70%.
O nível da usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém/SP, está em 12,82% da capacidade de armazenamento de água.
De acordo com as informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no mesmo período em 2020, o nível da usina localizada às margens do Rio Grande estava em mais de 70%.
Este é o terceiro ano consecutivo com chuvas abaixo da média histórica dos últimos 10 anos, segundo a Cetesb. Por isso, a hidrelétrica apresenta queda no nível do reservatório.
“Quando analisamos a média histórica dos últimos 10 anos, verificamos que as chuvas estão aproximadamente 27% abaixo da média histórica registrada no noroeste paulista. Este é um dado preocupante, principalmente também quando verificamos que a temperatura média anual está cerca de meio grau acima da média dos últimos 10 anos”, explica o engenheiro sanitarista José Mario Ferreira de Andrade.
Ainda conforme o engenheiro, “isso significa que estamos talvez iniciando um período de tendência de baixa precipitação pluviométrica, disponibilidade hídrica superficial ou subterrâneo”.
A usina de Marimbondo possui capacidade instalada de 1.440 mw e está operando conforme o despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), que a distribui conforme a demanda.
Confira o volume do reservatório de Marimbondo nos últimos meses:
2021
- Janeiro – 22,33 %
- Fevereiro – 18,51 %
- Março – 16,20 %
- Abril – 12,87%
2020
- Janeiro – 40,19 %
- Fevereiro – 67,65 %
- Março – 90,13 %
- Abril – 79,60 %
*Com informações do g1