Com tema sobre mudanças climáticas, oficina artística sobre natureza integra programação nacional em Votuporanga.
O Museu Edward Coruripe Costa, instalado no Parque da Cultura em Votuporanga, integra a programação nacional da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada de 22 a 28 de setembro de 2025. Neste ano, o tema é “Museus e Mudanças Climáticas”, convidando instituições de todo o país a refletirem sobre os impactos ambientais e o papel dos museus frente a essa realidade.
O museu receberá uma atividade especial, a oficina “Memórias Vegetais, Luz e Sombra – Impressões artísticas com pigmentos naturais”, ministrada por Christiane Jordão, no dia 25 de setembro, das 8h30 às 11h, na Varanda Cultural. A atividade utiliza pigmentos naturais extraídos de flores, folhas e vegetais, revelados pela ação da luz solar, e tem como proposta abordar a memória, a impermanência e a relação entre natureza, tempo e arte, estimulando a criatividade e a reflexão sobre a interação humana com o meio ambiente.
“Participar da Primavera dos Museus é uma oportunidade de aproximar a comunidade de discussões relevantes sobre arte, memória e sustentabilidade. Nosso objetivo é que visitantes de todas as idades vivenciem experiências educativas que unam cultura e consciência ambiental”, afirma Graziella Fuscaldo, chefe da Divisão de Gestão de Espaços Culturais da Prefeitura de Votuporanga.
Ao participar da Primavera dos Museus, o Museu Edward Coruripe Costa reafirma seu compromisso em ser um espaço vivo de reflexão e diálogo, fortalecendo sua missão cultural e educativa junto à comunidade de Votuporanga e região.