Motorista poderá pagar IPVA parcelado em até cinco vezes em 2023 

1183
Motorista poderá pagar o IPVA parcelado em até cinco vezes - Foto: Reprodução

Para os proprietários que decidirem quitar antecipadamente o tributo em janeiro, o desconto será de 3%.


O governo do Estado de São Paulo vai permitir o pagamento do IPVA parcelado em até cinco vezes em 2023. A decisão mantém, pelo segundo ano consecutivo, um prazo maior aos proprietários de veículos paulistas para recolher o imposto e aliviar as contas de início do ano.

Para os proprietários que decidirem quitar antecipadamente o tributo em janeiro, o desconto será de 3%. O calendário de pagamento começa no dia 11 de janeiro – de acordo com o final da placa do veículo – para quem optar pelo pagamento à vista. Quem optar pelo pagamento em cinco vezes recolhe o tributo de janeiro a maio.

O valor venal dos veículos seminovos ou usados teve variação média bem menor do que a registrada no pico da pandemia, atingindo 10,77%, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento.

O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021. A consulta ao valor venal do veículo pode ser feita no link https://www3.fazenda.sp.gov.br/SIVEI/Veiculos/ValorVenal.

A novidade para 2023, é que, dependendo do valor do IPVA, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, – desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 27 milhões de veículos. Desses, 17,9 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. A estimativa é de que a arrecadação com o imposto atinja R$ 23,4 bilhões em 2023 no Estado.