Por Elaine Fefin
Muitas pessoas ainda têm o hábito de tomar água – ou outra bebida – junto com a refeição. Entenda por que isso não é bom para a saúde
Tomar água junto com a refeição faz mal. Eis uma das informações mais conhecidas quando se fala em alimentação. Mas, afinal, deixar a bebida de lado ao comer é realmente necessário?
A resposta é: nem sempre. Porém, isso vai depender de algumas questões. Entenda!
Afinal, posso tomar água junto com a refeição?
Geralmente, a ingestão de água em baixas quantidades durante as refeições principais não prejudica a absorção de nutrientes e saciedade. Isso, contudo, vale para até 200ml.
Mais que isso, os líquidos podem diluir as enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos, provocando sintomas de distensão abdominal, indigestão e azia.
Além disso, a ingestão de bebidas juntamente com os alimentos, associada ainda à uma rápida mastigação, pode afetar a absorção de nutrientes e a percepção da saciedade.
Isso ocorre porque, quando esse processo ocorre junto do líquido, os alimentos são deglutidos em pedaços grandes, sem o fracionamento necessário para a ação das enzimas e regulação do apetite.
Vale lembrar que, aqui, estamos falando apenas de água. Outros líquidos, como bebidas industrializadas e refrigerantes, devem ser evitados em qualquer caso.
Eles apresentam elevado teor de açúcar, aumentando consideravelmente as calorias totais das refeições. Escolhas como essas podem impactar negativamente o processo de perda de peso e provocar no metabolismo de carboidratos.