Metainflamação: você já ouviu falar sobre esse termo?

812
Foto: Towfiqu barbhuiya

Patologia está fortemente associada ao estilo de vida como um todo e à presença de obesidade.


Você já ouviu falar que seu corpo pode estar inflamado e por isso você pode ter desenvolvido uma doença crônica, como hipertensão ou diabetes? Existe uma forte associação entre a inflamação de baixo grau e o desenvolvimento de patologias a longo prazo. Essa patologia está fortemente associada ao seu estilo de vida como um todo e à presença de obesidade.

Entendendo o processo de metainflamação

A obesidade é uma doença pandêmica que se classificada como inflamatória, subsequente ao aumento do tecido adiposo. Os pacientes obesos apresentam essa inflamação de baixo grau sustentada, conhecida como metainflamação, devido à produção excessiva de mediadores pró-inflamatórios pelo tecido adiposo.

Contudo, vale ressaltar que não apenas a obesidade pode acarretar o estado de metainflamação. Muitos estudos mostram que comportamentos alimentares específicos com sobrecarga energética são capazes de exercer efeitos no processo de inflamação.

Uma dieta inadequada, rica em açúcares refinados, gorduras saturadas e conservantes artificiais são algumas das causas responsáveis desse distúrbio crônico. Evidências sugerem que o binômio alimentação-inflamação é o maior fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Como reduzir a inflamação corporal?

  1. Controle o peso corporal e encontrando o eixo de equilibrio entre saúde fisica e mental.
  2. Module o perfil alimentar para dietas ricas em componentes anti-inflamatórios, como a dieta mediterrânea ou a vegetariana.
  3. Regule o estresse mental, uma vez que o excesso de cortisol aumenta o estado inflamatório do corpo.
  4. Explore momentos da sua rotina de relaxamento e que promovam a boa qualidade do sono.
  5. Pratique exercícios e se mantenha sempre ativo para regularizar a homostase dos sistemas e reduzir marcadores inflamatórios decorrentes do sedentarismo.

*Informações/g1/Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página “5 minutos de nutrição”