Mercado financeiro e tecnologia ditam ritmo de Ciências Contábeis na Unifev

24
Mercado financeiro e tecnologia ditam ritmo de Ciências Contábeis na Unifev - Foto: Reprodução

Graduação reformula atuação do contador para o perfil consultivo priorizando investimentos e governança digital.


A tecnologia transformou o contador em um consultor estratégico. Com softwares realizando as tarefas manuais, as empresas agora buscam profissionais que saibam analisar dados para orientar investimentos e melhorar resultados. Na Unifev, a graduação em Ciências Contábeis prioriza essa mudança, aliando o conhecimento técnico à inteligência de mercado e à gestão digital.

O campo de trabalho para o setor é amplo e extrapola os escritórios tradicionais. Atualmente, a demanda cresce em corretoras de valores, startups e grandes empresas que precisam de especialistas em planejamento e controle financeiro.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Me. Rodrigo Bertolozzi, a carreira agora assume um viés estratégico e consultivo. “O profissional deixou de ser quem apenas registra dados para se tornar um estrategista de negócios”, afirmou.

Para Bertolozzi, o domínio de ferramentas digitais de análise é o que permite ao contador atuar na linha de frente da gestão. A graduação prepara o estudante para oferecer soluções que reduzem custos e identificam as melhores oportunidades de aplicação de recursos. “O objetivo é que o aluno saia pronto para atuar na governança das empresas e no mercado financeiro, ajudando gestores a tomarem decisões baseadas em números reais”, destacou o docente.

Essa formação empreendedora e abrangente abre portas em tribunais, bancos e órgãos públicos. O coordenador reforçou que a complexidade tributária demanda um profissional que seja um solucionador de problemas. “Unimos a base das leis à modernidade da tecnologia para garantir que o nosso egresso seja o eixo central no sucesso financeiro de qualquer corporação”, concluiu.

Na Prática

A infraestrutura da Unifev permite que o aluno da Ciências Contábeis experimente o dia a dia do mercado. No Laboratório de Informática e Práticas Contábeis, os estudantes utilizam programas de gestão para organizar finanças e simular o controle de empresas.

O contato com o público ocorre no Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), onde são realizados atendimentos sobre Imposto de Renda. Já o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) funciona como um espaço para criar soluções digitais e novos modelos de negócios para o setor.