Roberto Cabral de Lima trabalha há mais de 30 anos fazendo consertos de panela de pressão. Ele deu algumas dicas para você cozinhar com tranquilidade.
Em tempos de contas de gás e luz caríssimas e preços dos alimentos nas alturas, a panela de pressão se tornou uma aliada ainda mais fiel nas cozinhas brasileiras. Mas alguns casos recentes de explosões assustaram quem já tinha medo. Entenda por que acidentes acontecem e saiba como evitá-los.
“Toda semana tem um acidente com panelas de pressão”, diz o técnico em panelas de pressão Roberto Cabral de Lima. São mais de 30 anos fazendo consertos, em Brasília/DF.
Fantástico: Quais as principais causas de acidente com panela de pressão?
Roberto Cabral de Lima, técnico em panelas de pressão: Improvisar a válvula de segurança. Essa válvula aqui furou. O cara pegou e botou um palito de fósforo. Tem gente que bota parafuso ou tem gente que bota bolinha de papel de alumínio. Não pode fazer isso.
Estragou a válvula, procure o fabricante e leve para o conserto em uma técnica autorizada.
Roberto Cabral: A panela sempre tem que estar limpa. Às vezes, essa válvula de escape ela pode tampar aqui dentro. Antes do cozimento, tem que vir aqui retirar ela, limpar os orifícios. Com arame, nunca usar palito de fósforo. Tirar a sujeira de dentro.
A borracha precisa estar sempre limpa e bem conservada. Não pode, de jeito nenhum, costurar o anel de vedação estragado.
Só compre produtos com certificado do Inmetro. E sempre leia o manual de instruções.
O chef Léo Paixão, que ama cozinhar em panela de pressão, também dá algumas dicas:
Léo Paixão, chef e jurado do ‘Mestre do Sabor’: nunca superar esse limite de 2/3 da altura dos líquidos e sólidos para ela sempre ter colchão de vapor em cima trabalhando sob pressão.
Ele também recomenda usar a pressão para cozinhar carnes mais duras e grãos – como feijão, lentilha e grão de bico. No final do cozimento, muita gente comete erros. Por exemplo, levar a panela pra debaixo d’água. Não pode, é perigoso.
Levantar a válvula com a mão ou com qualquer objeto para acelerar a saída da pressão – é muito arriscado. A peça foi projetada para suportar o nível de pressão do cozimento. Quando a pessoa apressa essa liberação, a válvula ou a borracha podem não aguentar. E estourar.
“Você deve seguir esses princípios da segurança. E o resultado vai ser sempre muito bom. É seguro cozinhar na panela de pressão”, diz Léo Paixão.
*Com informações do Fantástico (Rede Globo)