O ato contra a reintegração de posse em ação movida pela Prefeitura de Álvares Florence/SP, ocorre a partir das 14h, com início da Praça São Bento e destino ao Fórum de Votuporanga.
Integrantes do Acampamento Vale do Amanhecer, situado às margens da estrada vicinal José Pinto Sobral, que liga Álvares Florence/SP à Américo de Campos/SP, realizam nesta quinta-feira (12.jun), uma marcha contra a reintegração de posse em ação movida pela Prefeitura de Álvares Florence.
Segundo a organização, a concentração será às 14h, na Praça São Bento, seguindo para o Fórum de Votuporanga/SP: “Centenas de famílias acampadas reivindicam reforma agrária digna e justa, sendo fundamental para garantir uma distribuição mais equitativa da terra, promovendo a justiça social e o desenvolvimento rural sustentável, assegurando o acesso à terra para aqueles que dela dependem para a produção de alimentos e para garantir uma vida digna. A reforma agrária é uma ferramenta para corrigir desigualdades históricas e garantir que todos tenham acesso aos meios de produção, como a terra”, explica parte do manifesto divulgado pela organização.
“O acampamento existe desde 2013 nas margens da vicinal e desde fevereiro de 2024 o acampamento vem sofrendo uma ação reintegração de posse movida pela Prefeitura de Álvares Florence. O processo foi julgado em primeira e segunda instâncias com decisões favoráveis à Prefeitura. Com essas decisões as famílias correm o risco de serem despejadas a qualquer momento”, segue o texto assinado pela Coordenadora Alessandra Moreno.
“Visando impedir reintegração de posse o acampamento vai promover essa marcha para sensibilizar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) nos âmbitos estadual e federal, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, na figura do ministro Paulo Teixeira, e também o Poder Judiciário para que busquem soluções para as famílias acampadas, além de mostrar para a sociedade a realidade das famílias do acampamento. Se a reintegração de posse for executada, mais de 400 famílias não tem para onde ir”, encerra.
Os acampados lotaram o plenário da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, na tarde do último dia 30 de maio, em ato contra a reintegração de posse e também para traçar estratégias de continuidade. No encontro eram esperadas figuras como o ministro Paulo Teixeira, que não marcou presença. Irritados com o descaso, manifestantes classificaram o gestor da pasta como “ministro promessinha” e “omisso” ganhando repercussão na mídia nacional.