
Entidade passa a reunir consórcios intermunicipais de todo o Estado de São Paulo, representando cerca de 10 milhões de habitantes.
O Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista (CINORP) anunciou, na última quinta-feira (21.ago), a fundação da Associação Paulista de Consórcios Públicos (APACON), entidade que passa a reunir consórcios intermunicipais de todo o Estado de São Paulo, representando cerca de 10 milhões de habitantes.
A diretoria administrativa fundadora da APACON ficou composta por Rosemeire Francé Vital (CIENSP) como presidente; Prof. Luiz Gustavo Rodrigues (Consórcio Novo Vale) como vice-presidente; José Antônio da Silva Júnior (Consórcio da Região Central de SP) como 1º tesoureiro; e José Antonio Tatai (CINORP) como diretor superintendente.
O Conselho Fiscal será formado por Rubens José Belão (Consórcio Rio Grande e Paraná), Lair Antonio Azevedo Silva (Consórcio do Alto Vale do Paranapanema) e Ivan Luiz dos Santos (Consórcio do Vale do Rio Grande).
No Conselho Consultivo, a presidência será exercida pelo prefeito de Votuporanga e presidente do CINORP, Jorge Augusto Seba, com o prefeito de Bananal, Dr. William Landim (Consórcio Novo Vale), na vice-presidência.
A participação do CINORP na diretoria da APACON reforça o protagonismo da entidade na pauta municipalista paulista. Além do prefeito Jorge Seba, que terá papel estratégico à frente do Conselho Consultivo, o secretário-executivo do CINORP, José Antonio Tatai, integra a diretoria como diretor superintendente.
A sede da APACON está instalada na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, nº3.530 – 10º andar – Jardim Paulista, em São Paulo, em conjunto com a Associação Paulista de Municípios (APM), ampliando o elo institucional e fortalecendo a atuação conjunta das entidades municipalistas.
Jorge Seba destacou a relevância da criação da nova entidade e a participação ativa de Votuporanga nesse processo: “A fundação da APACON representa um marco para o municipalismo em São Paulo. Estar à frente do Conselho Consultivo é uma honra e uma grande responsabilidade, pois fortalece a voz dos consórcios públicos, amplia a integração regional e garante que os municípios sejam protagonistas na defesa dos interesses da nossa população.”