Jarbas Biagi assume Abrapp e defende mudanças e normas mais transparentes para fundos de pensão 

547
Jarbas Antonio de Biagi, presidente da Abrapp — Foto: Carol Carquejeiro/Valor

O advogado votuporanguense cumprirá mandato de dois anos, que deve ser o último de um presidente diretamente ligado a alguma entidade de previdência.


A nova direção da Abrapp, entidade que representa os fundos de pensão, acredita que há condições para o sistema de previdência fechada crescer sob as regras atuais, mas também defende mudanças em busca de normas mais transparentes e benefícios fiscais para os participantes.

O novo comandante da entidade é o advogado votuporanguense Jarbas Antonio de Biagi que assumiu o posto dentro da associação na última quarta-feira, para um mandato de dois anos que deve ser o último de um presidente diretamente ligado a alguma entidade de previdência. A expectativa é eleger um executivo profissional como seu sucessor.

Biagi assume o cargo em substituição a Luis Ricardo Martins, que liderou a Abrapp por seis anos, divididos em dois mandatos. O novo presidente foi um dos fundadores do OABprev-SP, plano voltado para advogados, e era diretor jurídico da Abrapp antes de se tornar presidente. Por 22 anos, até abril de 2019, foi o principal executivo do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev).

Em reportagem do Valor Econômico, o novo gestor cita os novos tipos de planos que surgiram nos últimos anos para alavancar o crescimento do sistema. Biagi defende mudanças nas regras no sentido de incentivar o acesso dos trabalhadores de menor renda aos planos de Previdência Complementar Fechada, além da harmonização da legislação entre as abertas e as fechadas.

“Tem uma população que recebe abaixo do teto e há necessidade de uma previdência privada. O benefício previdenciário diminui ao longo do tempo. Vamos trabalhar nesse segmento”, afirma.