IV Semana Médica da Unifev atualiza alunos sobre carreira e saúde mental

25
IV Semana Médica da Unifev atualiza alunos sobre carreira e saúde mental - Foto: Reprodução

Evento realizado na Câmara Municipal destacou a jornada de egressos da residência médica à carreira militar.


De segunda a quarta-feira (14 a 16/10), o curso de Medicina da Unifev realizou a IV Semana Médica com a celebração do Dia do Médico, comemorado no último sábado (18/10). O evento reuniu profissionais da área, professores e estudantes na Câmara Municipal de Votuporanga, propondo uma reflexão sobre os caminhos, o futuro e os principais desafios que esses estudantes enfrentarão pela frente.

O ciclo de estudos focou em temas importantes como a transformação do profissionalismo em saúde, a “Arte de Curar” na medicina do século XXI e as diversas trilhas na jornada de egressos, abordando desde a residência médica até a carreira militar ou à docência. O impacto do intercâmbio na formação também foi debatido como um diferencial transformador. A semana ainda contou com apresentações culturais e artísticas da Cia Criativa, que possui em sua formação docentes e discentes do curso, abrilhantando a primeira noite de abertura.

A programação foi bastante diversa, e além do debate sobre “Saúde Mental do Estudante de Medicina” com a psicóloga, Profa. Dra. Juliana Santos, o evento destacou as trajetórias de sucesso de egressos. O Dr. Gabriel Laraya, da Turma 4, relatou “A jornada médica: da residência médica à carreira militar”, enquanto o Dr. Almir Alamino, egresso da 1ª Turma, compartilhou sua experiência na docência. O Prof. Dr. Ipojucan Calixto Fraiz e o Prof. Dr. Ernesto Hoffmann trouxeram discussões sobre a arte de curar e o diferencial do intercâmbio, respectivamente.

O Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, coordenador do curso de Medicina da Instituição, destacou que a semana é um reflexo do sucesso do curso. “Os alunos precisam sair dessas semanas motivados. Perceber que o seu curso está dando certo; e que eles estão ganhando conhecimento, habilidades e competências para a formação profissional que estão sonhando. E para isso nós realizamos um evento com tanta qualidade e foco no futuro da profissão”, declarou.

Reforçando o compromisso institucional, o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, ressaltou a importância da constante atualização e da troca de experiências. “A proposta da Fundação, e com a Medicina não é diferente, é seguirmos com essas semanas e congressos. Trazemos profissionais de fora, com outras experiências, e isso contribui muito com esses futuros médicos. Eles em breve estarão no mercado com ideias novas e outras perspectivas. É fundamental que façamos essa atualização, ouvindo outras vozes, para uma formação ainda mais consolidada”, pontuou o reitor.