Estação mais fria do ano começa nesta sexta-feira (20), às 23h42, com previsão de tempo seco e grande amplitude térmica nas regiões de São José do Rio Preto, Bauru, Sorocaba e Itapetininga.
O inverno começa oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (20.jun), às 23h42, e promete trazer de volta a sensação típica da estação: manhãs geladas, tardes ensolaradas e noites frias.
O início da estação será marcado por um sistema de alta pressão que mantém o tempo seco em grande parte do interior paulista, incluindo as regiões de São José do Rio Preto/SP, Bauru/SP, Sorocaba/SP e Itapetininga/SP.
Em entrevista, o meteorologista do Climatempo Guilherme Borges afirma que esse cenário favorece a perda de calor durante a noite, o que explica as madrugadas frias, enquanto as tardes ainda registram temperaturas elevadas: “Esse começo de inverno vai ter cara de inverno, diferente dos últimos anos. Vamos ter temperaturas mais baixas, principalmente nas primeiras horas do dia, e pouca ou nenhuma chuva nos próximos dias”, explica Borges.
Conforme a previsão, o frio tende a se intensificar no fim de junho e começo de julho, com a chegada de uma massa de ar polar que pode derrubar ainda mais as temperaturas, inclusive abaixo da média para o período em algumas cidades.
Por conta da baixa umidade do ar, o alerta para as queimadas se intensifica nesse período do ano.
Amplitude térmica
Por conta do inverno, a Defesa Civil emitiu um alerta para o tempo seco e para a grande variação de temperatura entre o dia e a noite, fenômeno conhecido como amplitude térmica. Com manhãs que chegam a 12°C em algumas regiões e tardes que ultrapassam os 27°C, o corpo humano pode sentir os efeitos dessa oscilação.
A nutricionista Jéssica Campos explicou que é preciso ter uma alimentação equilibrada e variada para fortalecer a imunidade nos dias frios: “Alimentos naturais, hortaliças e verduras continuam sendo importantes mesmo no inverno. Eles podem ser consumidos em sopas, caldos ou assados, garantindo aporte de vitaminas e antioxidantes”, orienta.
Além disso, é importante manter o corpo hidratado, evitar exposição prolongada ao sol durante o pico de calor e cuidar da saúde respiratória, especialmente em dias com umidade do ar abaixo dos 30%, conforme previsto para este inverno.
Ainda segundo o climatologista, 2025 não terá influência direta do El Niño ou La Niña, o que favorece um inverno mais próximo do esperado para o sudeste: seco, com possibilidade de geadas e algumas frentes frias trazendo chuva no fim da estação.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Votuporanga, segundo o Climatempo:
- Sábado (21): mínima de 15ºC e máxima de 24ºC; com chuva em até 4,8mm.
- Domingo (22): mínima de 15ºC e máxima de 25ºC; com chuva em até 1,2mm.
- Segunda-feira (23): mínima de 17ºC e máxima de 27ºC; com chuva em até 7,9mm.
- Terça-feira (24): mínima de 9ºC e máxima de 16ºC; com chuva em até 0,1mm.
- Quarta-feira (25): mínima de 6ºC e máxima de 19ºC. Não há previsão de chuva.
- Quinta-feira (26): mínima de 13ºC e máxima de 26ºC. Não há previsão de chuva.
- Sexta-feira (27): mínima de 13ºC e máxima de 21ºC; com chuva em até 4,1mm.
- Sábado (28): mínima de 13ºC e máxima de 16ºC; com chuva em até 19,4mm.