De 8 a 16 de agosto, o Parque da Cultura será o ponto de encontro para quem deseja explorar como as tecnologias estão moldando o presente e o futuro.
A inteligência artificial, conhecida também como IA, não é um futuro distante: é o agora. E já faz parte do seu dia a dia, mesmo que você ainda não tenha percebido.
Ela está no seu celular, quando o aplicativo sugere uma rota no trânsito; na televisão Smart, quando recomenda o próximo filme; na Alexa, que responde ao seu comando de voz; e até mesmo quando você faz uma simples pesquisa na internet.
Discreta, mas cada vez mais influente, a IA vem transformando hábitos, escolhas e relações humanas.
Neste cenário de rápidas transformações tecnológicas, o Fliv 2025 propõe uma reflexão urgente e sensível com o tema “Que histórias nos pertencem nessa travessia tecnológica?”.
De 8 a 16 de agosto, o Parque da Cultura será o ponto de encontro para quem deseja explorar como as tecnologias estão moldando o presente, o futuro e até as histórias que contamos e vivemos.
O escritor Raywall Malheiros de Souza estará presente no Fliv em uma roda de conversa sobre inteligência artificial. Ele é autor do livro Descomplicando inteligência artificial para analistas de produto. É engenheiro de computação e atualmente atua como líder técnico no Itaú Unibanco.
Segundo Souza, a IA não é mais uma novidade futurista; ela está entrelaçada em nossas vidas, operando de forma quase invisível, mas com um impacto profundo e transformador: “Imagine um dia comum: você acorda, verifica o celular e recebe uma sugestão de vídeo no YouTube que parece feita sob medida. No caminho para o trabalho, o Waze indica a rota mais rápida, desviando de um trânsito inesperado. Ao chegar em casa, pede à Alexa para tocar sua playlist favorita enquanto organiza a agenda do dia seguinte. Sem perceber, você já interagiu com a inteligência artificial (IA) dezenas de vezes antes mesmo de tomar o café da manhã”, explicou.
Recursos como tradução de idiomas em tempo real, resumos automáticos de áudios e textos, edição generativa de fotos e assistentes para organização diária mostram como a IA pode ser uma aliada acessível.
“A Apple, por exemplo, deu um salto no cuidado com a saúde: estudos recentes demonstraram que, com dados de sono, frequência cardíaca e atividade física captados pelo Apple Watch, modelos de IA conseguem detectar gravidez com até 92% de acurácia. Essas inovações não apenas impressionam, mas também mostram o potencial da IA para transformar áreas como saúde, comunicação e produtividade”.
Em sua opinião, a medida que a IA se consolida em nossas vidas, é inevitável compará-la a outras revoluções tecnológicas, como a ascensão dos computadores, da internet e dos smartphones.
“Assim como essas inovações, a IA está apenas começando a mostrar seu potencial. Quer gostemos ou não, ela continuará a evoluir, ocupando cada vez mais espaço e influenciando a forma como vivemos, trabalhamos e nos conectamos. O futuro já começou, e a inteligência artificial é a força silenciosa que o está moldando.”
Programação das mesas literárias com a temática de IA
Quarta-feira – 13 de agosto
Mesa: “Quem tem medo ou está fascinado pela Inteligência Artificial, põe o dedo aqui”
Autores: Bruno Souza de Araújo e Raywall Malheiros de Souza
Mediação: Fábio Marcelo Apóstolo
Horário: 19h30
Local: Cine Fliv
Quinta-feira – 14 de agosto
Palestrante: Arthur Santini
Tema: Inteligência Artificial – o que é, como funciona e como você pode usar
Mediação: Senac
Horário: 19h30
Local: Cine Fliv