Médica veterinária Juliana Mestres de Toledo explica sobre o assunto; confira.
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, é mais comum do que se imagina em pets. É um distúrbio hormonal, devido a uma alteração nos hormônios prolactina e progesterona, que leva as cadelas a terem sintomas de gestação mesmo sem estarem grávidas.
A veterinária Juliana Mestres de Toledo explica que os sintomas começam a aparecer em torno de 60 dias após o período do cio, com aumento das mamas, produção de leite, aumento abdominal, alterações comportamentais no geral, entre outras características que não são comuns no dia a dia.
“Não existe uma causa específica para o aparecimento de gravidez psicológica nas cadelas, o que se sabe é que ela aparece majoritariamente em fêmeas que não foram castradas”, explica Juliana.
A pseudociese não é considerada uma doença, mas uma condição fisiológica do animal, porém, essas alterações hormonais podem levar a alterações mais sérias, podendo desenvolver tumores de mama, infecções uterinas, infecções nas mamas devido ao enfrentamento da produção de leite, entre outros problemas mais sérios.
Estima-se que o tempo da gravidez psicológica dure em torno de dez dias, até que os sintomas comecem a diminuir. Entretanto, por ser uma alteração hormonal, ela é muito específica de cada animal. “Cada corpo pode responder de um jeito. Tem animais que podem ter uma gravidez psicológica muito mais persistente”, destaca a veterinária.
Prevenção e tratamento
Por não ser considerada uma doença, não existe um tratamento específico. O que pode ser uma opção de prevenção é a castração do animal como forma de evitar a gravidez psicológica.
“A castração consiste na remoção do útero e dos ovários. Isso vai acabar com a produção de hormônios ligados à gestação e, logo, vai evitar que a cadela comece com sintomas de gravidez psicológica”, diz Juliana.
O que pode ser tratado na gravidez psicológica são os sintomas que forem aparecendo. Ela ainda conta que a melhor forma de ajudar o animal é analisar se ele está com sintomas para que seja levado ao veterinário para ter o suporte necessário.