Operação baseada na Searvo tem como foco: grandes obras em construção; áreas residenciais em franca expansão; empresas registradas sem responsável técnico anotado e empresas sem registro; além de averiguar denúncias.
Uma força-tarefa deflagrada pelo Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), em Votuporanga e região, que começou na última segunda-feira (8.mai) e termina nesta sexta (12), possui como objetivo a intensificação de fiscalização em grandes obras em construção; áreas residenciais em franca expansão (condominiais ou não), com grande aglomeração de obras em execução; empresas registradas sem responsável técnico anotado e empresas sem registro, das mais áreas e segmentos; além de averiguar denúncias.
Em Votuporanga, como tradicionalmente ocorre, a força-tarefa fica sediada na Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Votuporanga). Além do município, a fiscalização composta por 20 agentes fiscais das diversas Regionais do Crea-SP deve realizar no período entre 500 e 600 visitas, também em municípios das regiões de São José do Rio Preto, Mirassol, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.
Durante a fiscalização, as equipes trabalham pilares como: atua ativamente na busca da regularidade da atividade, segurança da sociedade e valorização profissional; faz as apurações pertinentes; orienta o responsável/proprietário acerca dos riscos inerentes às atividades e às responsabilidades assumidas por ele quando da contratação de prestadores de serviços técnicos não habilitados (responsabilidades administrativas, cível, trabalhista, criminal, etc); presta as orientações necessárias para a regularização da situação, quando possível; exerce seu poder de polícia, quando necessário; além de disseminar conhecimento, informação, educação e legislação.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo assim para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.
No ano passado, o Conselho realizou 462 mil ações de fiscalização em todo território paulista, já que está presente em todos os 645 municípios. O número representa mais um recorde histórico para o órgão, ultrapassando a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Para 2023, a meta é realizar 600 mil operações.
A sede da Searvo está localizada na Rua Bahia, nº 2270, em Votuporanga. Informações no (17) 3421-1129.