Em sua 15ª edição, o evento explora o tema sobre inteligência artificial e mais de 500 atividades gratuitas no Parque da Cultura
O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) chega à sua 15ª edição em 2025 como um dos principais eventos multiculturais do interior de São Paulo. Realizado pela prefeitura, o festival deste ano propõe uma reflexão sobre um dos temas mais provocadores da atualidade: a inteligência artificial.
Com o lema “Inteligência Artificial: promovendo reflexões sobre os impactos das tecnologias emergentes na cultura, na educação e na sociedade”, o FLIV pretende provocar o debate público e artístico sobre como as novas tecnologias estão transformando o mundo que conhecemos, inclusive o universo da literatura.
Marcado para acontecer entre os dias 8 e 16 de agosto, no Parque da Cultura, o evento terá entrada gratuita e uma extensa programação cultural voltada para todos os públicos. Durante a semana, as atividades começam às 7h30 e seguem até 21h. Aos sábados e domingos, o espaço abre a partir das 10h e vai até as 23h.
A programação inclui rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros, apresentações artísticas, atrações infantis e diversos conteúdos inclusivos e acessíveis.
Em 2024, o FLIV bateu recorde de público, com cerca de 85 mil visitantes ao longo de mais de 560 atividades. A expectativa para este ano é ainda maior, com a proposta de aproximar a comunidade das discussões sobre inovação e o futuro das relações humanas mediadas por algoritmos, redes e máquinas inteligentes.