Estiagem: Saev Ambiental inicia plano de contingência  

664
Represa Municipal de Votuporanga – Foto: Reprodução

Medida da Autarquia que começa na quarta-feira engloba vários bairros, das 9h às 19h.


Por Jorge Honorio

A estiagem severa que atinge o noroeste paulista, obrigando municípios da região a decretar racionamento, vai alterar o fornecimento de água também em Votuporanga/SP, a partir desta quarta-feira (14.set).

Nesta segunda-feira (12), a Saev Ambiental comunicou que entrará em curso um plano de contingência de água, das 9h às 19h, em vários bairros de Votuporanga.

Segundo a Autarquia, a medida precisou ser adotada por conta de problemas no poço de abastecimento da região Sudeste, além da severa estiagem (queda no volume de chuvas), e agravada pelo aumento considerável no consumo de água. Para normalizar o funcionamento deste poço, uma empresa foi contratada em caráter emergencial.

Empresa contratada procura sanar problemas no poço de abastecimento da região Sudeste – Foto: Reprodução

Em comunicado, a Saev Ambiental salientou que a “Represa Municipal, que compõe o sistema, sofreu um rebaixamento de 3,2 metros neste ano. O nível está em 39cm, sendo que a bomba para a captação de água não funciona abaixo dos 20cm.”

Desta forma, a autarquia pede a colaboração da população já que a economia no consumo de água é primordial para o equilíbrio e a regularidade do abastecimento na cidade. Não desperdice água. A responsabilidade é de todos.