Estiagem provoca queda em níveis de reservatórios de usinas hidrelétricas do noroeste paulista 

311
Estiagem fez nível do rio em Pereira Barreto diminuir e mudar cenário de prainha — Foto: Jewison Cabral/TV TEM

Atualmente, níveis das usinas de Três Irmãos e Ilha Solteira estão na casa dos 10% e são considerados os menores dos últimos seis anos.


A estiagem provocou a queda nos níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas do noroeste paulista. Atualmente, eles estão na casa dos 10% e são considerados os menores dos últimos seis anos.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no reservatório da Usina de Três Irmãos, em Pereira Barreto/SP, nível está em 12%. No mesmo período do ano passado, o nível do reservatório era de 63%. 

Com a baixa no Rio Tietê, o cenário da prainha do município também mudou. A faixa de areia aumentou e um tablado usado por banhistas no meio da água ficou totalmente exposto. 

Já na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira/SP, o nível de água no reservatório estava em 66% no ano passado. Contudo, atualmente, o local está em 9%. 

Apesar da queda no nível de água nas usinas hidrelétricas, as prainhas de Pereira Barreto e Ilha Solteira estão abertas ao público, das 8h às 23h.

Níveis dos reservatórios em setembro de 2021 

  Três Irmãos  Ilha Solteira 
Dia 2  21%  23% 
Dia 6  17%  17% 
Dia 9  12%  9% 

Fonte: ONS 

*Informações/G1