A equipe participou no último final de semana do FIRST LEGO LEAGUE em São Bernardo do Campo e sagrou-se campeã em uma das três categorias. Próxima etapa ocorre nos dias 17 e 18 de março em Brasília.
A equipe Star Bots Votu, participou no último final de semana (25 e 26) do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE (FLL), que aconteceu em São Bernardo do Campo/SP onde sagrou-se campeã em uma das três categorias. Com essa conquista a equipe se classificou para a etapa nacional que acontecerá nos dias 17 e 18/03 em Brasília.
Em entrevista para o jornal Diário de Votuporanga, Beel Motta que é idealizadora do projeto e coordenadora do grupo falou sobre a vitória no último torneio e também sobre a etapa nacional que irão participar, acompanhe:
DV: O grupo Star Bots Votu participou recentemente em São Bernardo do Campo de um torneio de robótica e conquistaram premiações, quais foram as elas?
“A equipe conquistou 1° lugar de uma das três categorias, ficou em 5° na pontuação do robô entre as 26 equipes, 24 delas de escola particulares, sendo a regional de SP a mais tradicional e difícil, fui indicada pela quarta vez a melhor técnica, desta vez perdi para homenagear a um técnico de 16 anos de torneio que está em sua última edição, indo embora, fiquei entre os 3, ficamos em 8° no geral, ficando na suplência para a próxima fase, mas não podemos esperar para nos preparamos e temos que ir de quer forma!”
DV: A equipe conseguiu se classificar para a próxima etapa? Qual etapa? Quais as maiores dificuldades enfrentadas para que o grupo possa estar participando de torneios fora de Votuporanga?
“A próxima etapa será em Brasília e temos menos de 2 semanas para angariarmos recurso para ônibus, alimentação e hospedagem, essa é a parte mais difícil!”
DV: Quantos alunos fazem parte da equipe Star Bots Votu?
“A equipe conta no total com 12 integrantes e mais dois adultos responsáveis.
Porém no projeto atendemos bem mais alunos.”
DV: Espaço para acrescentar informações importantes e deixar aqui o seu pedido de apoio para empresários locais e poder público:
“Eu gostaria de fazer um grande pedido a quem quiser e puder nos ajudar com qualquer valor, pode depositar no pix da entidade O Lar Frei Arnaldo, CNPJ 56364516000170.
Este projeto irá completar 10 anos, tendo atendido mais de 300 crianças e adolescentes, um trabalho de formiguinha que hoje é referência e respeitado pelas pessoas do mundo da robótica. Gostaria também de pedir aqui, se algum profissional poderia nos ajudar a fazer um portfólio, para que possamos apresentar às empresas e quem sabe conseguirmos apoio constante e tornar a viabilização das participações em torneios, mais possíveis e menos sofrida, gostaria de deixar ainda que sou voluntária desde que criei o projeto e hoje tenho ele como projeto de extensão em parceria com o IFSP.”
A robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, até atividades domésticas. Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas.
Mas ao contrário do que pensam, a robótica não existe apenas para uso de grandes empresas.Tarefas cotidianas como limpar a casa, por exemplo, se tornaram menos exaustivas com a ajuda de novas tecnologias e dispositivos que realizam atividades automatizadas. Daí a importância dos estudos de robótica do grupo Star Bots Votu no município e que muitos desconhecem a existência.
Quando falamos de robôs, a imagem que logo nos vem a cabeça é a dos robôs R2D2 e C3PO, que ajudaram Luke Skywalker a derrotar o vilão Darth Vader no filme “Guerra nas Estrelas”. No filme, eles tinham a capacidade de enxergar, conversar, andar sozinhos, tomar decisões, ou seja, possuíam uma “inteligência” próxima (ou até superior em certos casos) a do ser humano em geral.
Na verdade, a robótica ainda está muito distante desse cenário de ficção científica. Atualmente, está surgindo uma nova realidade. Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.
Para finalizar fica aqui para a reflexão de todos a frase de autoria de Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004.
“Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa.”
Colaboração de Andrea Anciaes