Epidemia: Votuporanga confirma 3ª morte por dengue em 2024 

571
Votuporanga confirma 3ª morte por dengue em 2024 – Foto: Reprodução

Trata-se de um homem de 70 anos, morador do bairro Pozzobon, que morreu no dia 20 de fevereiro, mas que só teve diagnóstico confirmado por exames, agora. Município registra 1.217 casos positivos da doença.


A Secretaria da Saúde de Votuporanga/SP confirmou nesta sexta-feira (22.mar) a terceira morte por dengue em 2024 no município. Trata-se de um homem de 70 anos, morador do bairro Pozzobon, que morreu no dia 20 de fevereiro, mas só teve confirmação por exames laboratoriais agora.

Com epidemia declarada, Votuporanga contabiliza 1.217 casos positivos da doença e 2.843 seguem em investigação. A primeira vítima fatal da dengue neste ano no município foi uma mulher de 71 anos, moradora do bairro São Cosme, que faleceu no dia 3 de janeiro. Já a segunda vítima era moradora da Chácara da Aviação. Há também outras três mortes suspeitas da doença sob investigação.

De acordo com o “Painel de Monitoramento da Dengue” do Governo do Estado de São Paulo, Votuporanga já registrou 48 casos de “Dengue com sinal de alarme” (que caracteriza todo caso da doença que, no período de queda da febre apresenta dor abdominal intensa, vômitos persistentes e acúmulo de líquidos), além de oito casos de “Dengue grave”, que corresponde às condições de pulso diminuído ou indetectável, taquicardia, extremidades frias e sangramento grave.

Com a confirmação deste novo óbito em Votuporanga, a região conta com oito mortes pela doença, sendo: Votuporanga (3), São Francisco (1), Itajobi (1), Irapuã (1), Parisi (1) e Olímpia (1).

Prevenção 

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.