Entenda a estratégia do Corinthians para ter força máxima no clássico contra o Palmeiras 

15
Raony Thadeu (analista), Dorival Júnior (treinador) e Lucas Silvestre (auxiliar) durante final entre Corinthians e Flamengo em Brasília — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nomes mais desgastados do elenco ficarão no banco de reservas nesta quinta-feira, contra o Capivariano, e voltarão domingo, diante do Palmeiras, na Neo Química Arena.


Campeão da Supercopa Rei batendo o Flamengo em Brasília/DF, o Corinthians agora direciona os holofotes para a disputa do Campeonato Paulista. Nesta semana, a comissão técnica deve poupar os principais jogadores do elenco da partida contra o Capivariano, nesta quinta-feira, às 20h30, para voltar a ter força máxima no domingo, quando encara o Palmeiras, na Neo Química Arena.

Além de priorizar a disputa do clássico com seu principal rival, a comissão técnica do Corinthians foca na manutenção do elenco e a prevenção a lesões no início da temporada. 

Nomes como Matheuzinho, Matheus Bidu, Breno Bidon e Gustavo Henrique já ultrapassaram os 500 minutos em campo com apenas um mês de trabalho em 2026. O entendimento interno é de que o número é altíssimo e precisa ser controlado pensando na maratona de jogos que o clube terá ao longo da temporada com a disputa do Brasileirão, Copa do Brasil, Conmebol Libertadores e Paulistão.

Por isso, nos próximos dias, os atletas com maior desgaste físico receberão atenção especial do departamento médico do Timão e podem ter carga de trabalho com bola reduzida a depender da avaliação individualizada de cada um. 

Na prática, a decisão interna significa que o Corinthians terá formação alternativa para enfrentar o Capivariano, em Itaquera. 

A rodagem do elenco é mais uma oportunidade para nomes menos utilizados do grupo, como o atacante Kayke, o meia Dieguinho, o lateral Hugo e o zagueiro Cacá, demonstrarem trabalho e buscarem espaço interno. O clube segue ativo no mercado atrás de reforços e não descarta se desfazer de alguns jogadores para buscar peças consideradas mais competitivas. 

Depois de enfrentar o Capivariano com escalação alterada, o Corinthians volta com o time titular no domingo. O duelo com o Palmeiras será o penúltimo da fase de classificação e, dependendo dos resultados das rodadas anteriores, o Timão pode até selar a vaga na fase quartas de final do estadual com uma vitória diante de seu maior rival. 

O clássico também encerra os principais compromissos do Alvinegro neste início de temporada. Até aqui, a equipe ficou nos empates com São Paulo e Santos, pelo Paulistão, mas bateu o Flamengo no último domingo, garantindo o título da Supercopa Rei. 

*Com informações do ge