Moradores das áreas urbana e rural de Votuporanga contarão com transporte gratuito neste domingo (6.out). Confira também os endereços das seções em Álvares Florence, Parisi e Valentim Gentil.
Com a realização das Eleições Municipais 2024 neste domingo (6.out), para que todos os eleitores possam exercer seu direito à cidadania, atendendo pedido da Justiça Eleitoral, a população de Votuporanga/SP contará com serviço gratuito de transporte coletivo nas áreas urbana e rural. A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília/DF, com encerramento às 17h.
Neste dia, os ônibus do Transporte Coletivo Urbano da empresa que opera na cidade circularão, em caráter especial, com nove linhas obedecendo aos mesmos horários e itinerários de dia útil. Já na zona rural, serão três ônibus da Secretaria da Educação da Prefeitura atuando em cinco linhas.
Linhas urbanas
As nove linhas urbanas que farão o transporte em Votuporanga, com intervalos a cada uma hora e meia são: Linha 1 – Jardim Belo Horizonte (início às 5h30); Linha 2 – Eldorado (início às 6h15); Linha 3 – Colinas (início às 6h15); Linha 4 – Noroeste/Paineiras (início às 5h40); Linha 5 – Assary (início às 6h20); Linha 6 – Pozzobon (início às 5h40); Linha 7 – Parque Santa Amélia (início às 5h40); Linha 8 – Estação (início 6h15); e Linha 9 – Simonsen (início às 6h30, depois às 14h e finalizando às 17h).
Linhas rurais
Os moradores que residem na zona rural de Votuporanga contarão com três ônibus da Secretaria da Educação que farão o itinerário dividido em cinco linhas e todos com saída e retorno na Praça da Matriz às 8h, 10h, 13h e 15h.
As linhas são: Linha 1 – Matriz, Aeroporto, Comunidade Nova Vida, Vila Carvalho, Fazenda Abê e Ponte do Rio São José; Linha 2 – Matriz, Cruzeiro e Ponte do Rio São José; Linha 3 – Matriz, Fazenda Mastrocola e Fazenda Gavioli; Linha 4 – Matriz e Simonsen pela Estrada Municipal; e Linha 5 – Matriz, Vila Carvalho, Bairro Cerâmica até à Ponte do Rio São José.
De acordo com a lei nº 6.091/74, o transporte gratuito aos eleitores da Zona Rural em dia de eleição é competência conjunta da Justiça Eleitoral e da Administração Pública Municipal. O objetivo é possibilitar aos eleitores que moram em locais mais distantes ou os que não possuam meio de transporte para possam realizar o direito do voto normalmente. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
Interdições de vias
Para garantir o bom andamento das eleições, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança já definiu o esquema no tráfego de veículos das principais vias neste período. Os agentes de trânsito estarão mobilizados neste final de semana para dar apoio ao trabalho da Justiça Eleitoral.
No sábado (5), a partir das 7h, haverá interdições de trechos de ruas próximas aos Cartório Eleitoral. A Rua São Paulo, entre as Ruas Alagoas e Mato Grosso permanecerá interditada nos dois sentidos da via, isso porque neste horário será realizado o transporte e distribuição das urnas eletrônicas entre o Cartório Eleitoral até os locais de votação, além da interdição da Rua Piauí até à Rua Bahia. As ruas só serão liberadas após o término do transporte de todas as urnas.
Já no domingo (6), dia das eleições, os mesmos trechos do dia anterior serão interditados novamente a partir das 16h, uma hora antes do fim do horário de votação. A ação de impedimento da via será mantida até o fim da apuração dos votos no município.
Ao todo, mais de vinte veículos da Prefeitura estarão sendo deslocados para o suporte ao trabalho da Justiça Eleitoral durante o período das eleições, como já vem ocorrendo desde agosto, além da escolta da Polícia Militar. Este esquema de apoio nos arredores do Cartório foi oficiado pela Justiça Eleitoral junto à Administração municipal.
Acesse o site https://www.votuporanga.sp.gov.br/transporte-publico-de-eleitores e consulte as linhas e horários do transporte público das áreas urbana e rural que estarão em operação neste domingo.
Estado de São Paulo sem ‘Lei Seca’
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) informou que não há determinação de Lei Seca para o Estado de São Paulo nas eleições de 2024. A última edição da Lei Seca em São Paulo foi em 2006. Pelo Brasil, pelo menos, nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no primeiro turno das eleições. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral.
Confira abaixo os endereços das seções eleitorais nos municípios de Álvares Florence, Parisi, Valentim Gentil e Votuporanga:
↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3