De acordo com o TRE-SP, serão seis postulantes a deputado estadual e três a deputado federal.
Com o final do prazo para registro de candidaturas, nesta segunda-feira (15.ago), visando as eleições de 2022, o número de candidatos de Votuporanga/SP, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Sem concorrentes a cargos majoritários, o município possui seis postulantes a deputado estadual e três a deputado federal. Votuporanga possui em disputa o aval de 72.777 eleitores.
Deputado estadual
- Carlão Pignatari (PSDB) – ex-prefeito de Votuporanga, atualmente preside à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e concorre ao quarto mandato como deputado estadual.
- Hery Kattwinkel (Solidariedade) – advogado e ex-vereador de Votuporanga, Kattwinkel concorre pela primeira vez ao parlamento paulista.
- Cabo Renato Abdala (Patriota) – vereador de primeiro mandato em Votuporanga, Abdala debuta no cenário estadual concorrendo a uma cadeira na Alesp.
- Chandelly Protetor (Podemos) – jornalista e vereador de Votuporanga, Chandelly é vice-presidente da Câmara Municipal e o parlamentar mais votado no último pleito municipal; ele concorre a uma cadeira na Alesp pela segunda vez, em 2018, ele conquistou 5.059 votos.
- Marcos Palácio (PROS) – professor universitário e reitor da Fatec de Jales, Palácio é também pastor da igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém em Votuporanga. Essa é a primeira disputa eleitoral do candidato que busca uma cadeira na Alesp.
- Cassiano Rosado (PSB) – ainda pouco conhecido no cenário político local, Rosado é mais um morador de Votuporanga que postula uma vaga na Assembleia Paulista. Ele é um dos fundadores da Associação Jéssica Rosado, que presta assistência a pessoas com câncer e seus familiares em diversas cidades do Estado, inclusive, com uma unidade instalada no município há cerca de dois anos.
Deputado Federal
- João Dado (PL) – ex-deputado federal e ex-prefeito de Votuporanga, Dado busca voltar à Brasília. Em sua trajetória, ele concorreu o pleito de 1998, quando ficou suplente de deputado federal, assumindo uma cadeira por São Paulo em 2001. Em 2002, novamente suplente, assumiu integralmente o mandato na Câmara Federal a partir de 2003, sendo reeleito para o cargo nas duas próximas eleições gerais – 2006 e 2010.
- Thiago Oliveira (NOVO) – formado em Administração e Ciência Contábeis pela Unifev, Oliveira é o único candidato a deputado federal pela sigla na região noroeste paulista. Vindo da iniciativa privada, ele trabalha na área de planejamento de produção e encara sua primeira disputa eleitoral.
- Wartão (PSB) – ex-vereador de Votuporanga e atualmente 1º primeiro suplente da legenda na Câmara Municipal, Wartão busca agora, uma cadeira na Câmara Federal.