Disney supera a Netflix em usuários e causa mudanças no universo streaming

603
Foto: MinhaOperadora/Reprodução

Um resultado que não é surpresa, sobretudo para quem acompanha o setor de perto.


O domínio completo da Netflix entre os serviços de streaming ficou no passado, e a Disney passou a ser a nova líder do mercado. Um resultado que não é surpresa, sobretudo para quem acompanha o setor de perto. O investimento feito pela Disney nos últimos anos foi alto, inclusive em diferentes plataformas. Enquanto isso, a Netflix falhou em apresentar novidades e acabou preterida por muitos usuários e assinantes. Uma disputa interessante no futuro, que deve trazer apenas benefícios para quem é fã de filmes, séries e documentários.

Em agosto deste ano, a Disney anunciou que as três plataformas que controla, a Disney+, a Hulu e a ESPN, atingiram os mais de 221 milhões de assinantes em todo o mundo no primeiro semestre. Isso supera os 220 milhões da Netflix, mesmo que a comparação pareça injusta, pois são três serviços contra um. Porém, essa é a força da Disney no mercado, conseguindo oferecer diferentes serviços. Calcula-se que foram gastos mais de US$ 30 bilhões para esse resultado acontecer.

Isso significa que temos uma mudança no mercado de streaming, com a Netflix deixando a liderança para os tradicionais rivais. A disputa agora deve ficar com a HBO Max e a Prime Video para não perder ainda mais espaço. Um cenário que seria impossível no passado, mas que está agora se transformando em realidade. O streaming tem movimentado bilhões de dólares todos os anos, e isso gerou uma concorrência forte diante dos rivais.

Nem mesmo alguns seriados de sucesso, como a produção coreana Round 6, foram suficientes para manter o domínio. Isso acontece porque a Disney também investiu alto, inclusive com produções de estúdios famosos, como a Marvel e a Pixar. O resultado foi uma disputa quase injusta, e a aproximação crescente dos serviços da Disney na Netflix. Foi em 2022 que finalmente o mercado mudou completamente, e abriu portas para grandes mudanças neste setor que movimenta bilhões todos os anos.

Variedade supera a Netflix

Um dos pontos que acabaram com a soberania da Netflix foi a variedade de conteúdo da Disney, pois são três plataformas diferentes. Além disso, o controle de mais estúdios também favoreceu o catálogo mais rico. Assim, a antiga líder do segmento acabou perdendo espaço por não conseguir acompanhar as produções da Disney. Algo que deve continuar ficando difícil, com o crescimento da HBO e também da Discovery neste mesmo mercado.

A variedade é algo forte não apenas no streaming, mas em tudo que envolve o entretenimento digital. No mundo das apostas, por exemplo, o que chama a atenção no cassino online é a quantidade de jogos diferentes disponíveis. Além dos clássicos de mesa, como o pôquer e a roleta, os sites também oferecem slots temáticas e os recém-lançados crash games. Os bônus e prêmios de boas-vindas também contribuíram para que mais pessoas se interessassem por esses jogos online.

Se olharmos para os jogos eletrônicos, a premissa será a mesa. A disputa entre os consoles mais vendidos costuma envolver exatamente qual consegue ter mais conteúdos únicos. Esse é o mercado digital que fez a Netflix conseguir tanto destaque no início, mas perder a liderança com o crescimento da Disney com franquias de sucesso. O setor deve continuar mudando, e a pioneira do streaming vai precisar de bons investimentos para acompanhar o destino das plataformas de streaming.

Novos serviços

Além do crescimento de algumas gigantes, o mercado também tem conseguido abrir espaço para novos serviços de streaming. Um bom exemplo é o MUBI, que se destaca pelo catálogo com produções alternativas e de países menos conhecidos do público. Ou seja, a plataforma conta com vários filmes asiáticos, principalmente da China, da Coreia do Sul e do Japão.

Por isso essa disputa é positiva para os amantes do audiovisual. O surgimento de muitos streamings faz com que o preço fique mais barato, e filmes com menos espaço de marketing consigam chegar na população. Até mesmo produções brasileiras devem conseguir se destacar com isso.

Enquanto isso, pelo lado do setor financeiro, é curioso ver a Disney se consolidar neste mercado tão recente. Superar a Netflix é uma prova de que todo aquele financiamento bilionário está dando um resultado positivo.