DISE deflagra operação contra venda de cigarros eletrônicos 

501
DISE deflagra operação contra venda de cigarros eletrônicos em Votuporanga - Foto: DISE/Divulgação

A Polícia Civil de Votuporanga/SP fez uma operação em seis tabacarias da cidade. Vários produtos irregulares e drogas foram apreendidas; responsáveis foram encaminhados a delegacia.


Policiais civis da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), com apoio de agentes vinculados à Delegacia Seccional de Votuporanga/SP, deflagraram na manhã desta sexta-feira (10.fev), a “Operação Smoking Bad”, objetivando o combate ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos utilizados para fumar – conhecidos como “cigarros eletrônicos”, “VAPs”, “PODs” e suas derivações, além de apetrechos.

A fabricação ou comercialização desse tipo de produto é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, costumeiramente são de origem estrangeira. Esses dispositivos possuem formatos diferenciados parecidos com cigarros, pen-drives, canetas entre outros e utilizam essências com aromas e sabores diversos, porém, altamente prejudiciais à saúde por conterem nicotina e outras substâncias tóxicas.

O trabalho policial resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal, em em seis tabacarias de Votuporanga. Os agentes prenderam centenas de cigarros eletrônicos, essências, acessórios, um celular, uma balança de precisão, porções de haxixe, comprimidos de Ecstasy e Flores de maconha – conhecida como “Buds de Cannabis”.

Centenas de cigarros eletrônicos, essências e demais apetrechos foram apreendidos – Foto: DISE/Divulgação

Os materiais foram apresentados na sede DISE, assim como os responsáveis pelos estabelecimentos que foram ouvidos pelo delegado de polícia, Allan Soares, e posteriormente liberados.  

Os produtos serão periciados pelo Instituto de Criminalística e os responsáveis podem ser denunciados pelos crimes de contrabando ou descaminho e tráfico de drogas. 

Ainda segundo apurado, as investigações prosseguem.