DIG prende autor de agressão que matou motorista em Votuporanga 

43
DIG prende autor de agressão que matou motorista em Votuporanga – Foto: Reprodução

Crime ocorreu na madrugada de 26 de setembro, em um posto de combustíveis localizado na Avenida Deputado Áureo Ferreira, na zona norte. Y.J.A.A., de 22 anos, foi preso no início da noite desta quarta-feira (9.out), em Cosmorama/SP. Lair Barth, de 54 anos, teve os órgãos doados.


O indivíduo de 22 anos apontado como o autor da agressão que resultou na morte do motorista de aplicativo, Lair Barth, de 54 anos, conhecido como ‘Gaúcho’, em um posto de combustíveis localizado na Avenida Deputado Áureo Ferreira, na zona norte de Votuporanga/SP, foi preso no início da noite desta quarta-feira (9.out), em Cosmorama/SP.

Segundo apurado pelo Diário, a agressão ocorreu na madrugada do dia 26 de setembro e foi gravada por uma testemunha que estava no estacionamento. Nas imagens, o motorista aparece conversando com um frentista ao lado de uma bomba de abastecimento, com duas mulheres próximas que parecem discutir com ele. De repente, Lair Barth recebe um tapa na área da cabeça, pelas costas, desferido por uma das mulheres. Em resposta, ele joga um líquido, possivelmente cerveja, nela. 

Durante o desentendimento entre o homem e as duas mulheres, ele se afasta e é seguido por elas, quando um indivíduo identificado como Y.J.A.A., se aproxima rapidamente e desfere um forte soco na cabeça do motorista, que empurrado cai violentamente no chão, desmaiando ao lado de uma bomba de combustível.

Já no chão, aparentemente desacordado, Lair Barth ainda recebe dois chutes desferidos por outro agressor, identificado como D.D.F., de 26 anos. Testemunhas que estavam no local intervieram para que as agressões não continuassem. Ainda segundo o relato, as mulheres envolvidas na briga fizeram massagem cardíaca na vítima até a chegada de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele foi socorrido até o pronto-socorro da Santa Casa de Votuporanga, onde passou por cirurgia e permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa até a morte cerebral ser constatada na última quinta-feira (2), sete dias após as agressões.

O motorista de aplicativo, Lair Barth, de 54 anos, foi violentamente agredido em um posto de combustíveis localizado na Avenida Deputado Áureo Ferreira – Foto: Reprodução

A família autorizou a doação de órgãos. Segundo o hospital foram captados fígado, rins, válvulas cardíacas e córneas. 

Conforme a polícia, a confusão começou depois que Lair entrou no banheiro feminino, que estaria sem placa de identificação de gênero na porta. 

Ainda segundo apurado pelo Diário, inicialmente os autores, partes e testemunhas foram ouvidos na sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e, após análise dos fatos, a autoridade policial indiciou o autor da cotovelada por homicídio qualificado por recurso que impossibilitou a defesa da vítima, no âmbito do dolo eventual, no qual o autor, no mínimo, assumiu o risco de produzir o resultado morte. 

Em seguida, a autoridade policial representou pela prisão preventiva de Y.J.A.A., devidamente autorizada pelo Poder Judiciário. 

De posse do documento, os policiais civis cumpriram o mandado no início da noite desta quarta-feira, onde o indivíduo foi encontrado e preso em sua residência, em Cosmorama. Ele foi apresentado na sede da DIG, ouvido e posteriormente encaminhado para a carceragem, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O outro indivíduo, D.D.F., que aparece nas imagens chutando ‘Gaúcho’ já desacordado no chão, é investigado em liberdade.